Avaliação de desempenho aliada com mudanças



Ajustar as pessoas à organização é o aspecto fundamental para alcançar os obje­tivos organizacionais. A Gestão de Pessoas promove a melhoria da performance corpo­rativa por meio de processos e programas, diretamente ligados à área de RH. A atuação conjunta da área estratégica da empresa com a Gestão de Pessoas possibilita o desen­volvimento da organização e das pessoas envolvidas, resultando na melhoria contínua e na mudança organizacional.
Neste contexto, é relevante a análise dos desafios e tendências da Gestão de Pes­soas como determinantes do seu papel na mudança organizacional.
Chiavenato (2004) propõe que as pessoas são o primeiro desafio das organiza­ções e devem ser consideradas parceiras do negócio da empresa. O foco nas pessoas implica atenção em treinar, avaliar, comunicar, desenvolver, satisfazer. Nesta perspecti­va, a área de RH se transforma gradativamente, tendendo a focar na Gestão de Pessoas, na era da informação, no comprometimento, na capacidade de resposta e na busca de vantagem competitiva (DESSLER, 2003).

Assim, os papéis primordiais da Gestão de Pessoas são:

a) gerir a estratégia de Recursos Humanos;
b) gerir a infraestrutura da empresa;
c) gerir a contribuição dos colaboradores;
d) gerir a transformação e a mudança.

A avaliação de desempenho está diretamente vinculada à gestão da contribuição dos colaboradores. É ela a responsável por medir a performance do colaborador e veri­ficar até que ponto ele está de fato contribuindo com os objetivos da organização.

Sendo assim, Leite et al. (2005) coloca como desafios da Gestão de Pessoas:

- alinhar as pessoas, o seu desempenho e as competências às estratégias do negócio e das metas organizacionais;
- alinhar a Gestão de Pessoas às estratégias do negócio e objetivos organizacionais;
  - desenvolver os gestores;

- apoiar e promover processos de mudança organizacional e direcionamento estratégico.

Para estes autores a Gestão de Pessoas deve estar focada:

- na excelência operacional;
- na orientação para serviços;
- na intimidade com o cliente; 
- na inovação.

Para adaptar uma organização ao contexto atual e para que as pessoas contribu­am para as mudanças, a Gestão de Pessoas deve ser reconhecida como área/atividade significativa. Ou seja, a gestão tem que ter liberdade de atuação, sintonia com a cúpula e com todos os componentes do ambiente organizacional.

Como provedora e mantenedora das pessoas nas organizações, a área de Recur­sos Humanos, sob o enfoque da Gestão de Pessoas, renova a performance organizacio­nal por meio da valorização do capital humano, da efetivação dos seus processos e do seu alinhamento com os processos organizacionais.

O desenvolvimento mútuo e contínuo entre as organizações e as pessoas é um dos aspectos mais importantes da Gestão de Pessoas e condição essencial para orien­tar as organizações para o futuro (CHIAVENATO, 2004).

A eficiência da Gestão de Pessoas vem se solidificando pela evolução dos seus processos e sua adaptação às demandas do ambiente, desde o reconhecimento e de­senvolvimento humano, envolvimento, produtividade, qualidade, competitividade e até a responsabilidade social.

A cultura organizacional tem papel fundamental na mudança organizacional, na renovação de valores, focados nas pessoas e no desenvolvimento individual, organi­zacional e social. Práticas de Gestão de Pessoas voltadas à liderança e à comunicação (feedback) auxiliam as organizações na efetivação da mudança. O feedback mede os resultados, pontos fracos e oportunidades, alimentando a comunicação, fator prepon­derante à eficácia organizacional.

Você poderá gostar também:
 
Autoavaliação
Hoje ganha não quem é maior, mas quem é mais rápido
Sucesso empresarial
Faça o que precisa ser feito!
O segredo da vida não é fazer o que você gosta, e sim, gostar do que faz
Sucesso e trabalho
Aprenda a lidar com seu temperamento
O que é sucesso?
Sucesso e fracasso são temporários: o que permanece é a competência
Interesse por cuidar e motivar pessoas é decisivo para a carreira bem sucedida
Mudança e escolhas
Você faz a diferença?
Como ser um bom líder?
O que é marketing?
Quem deve avaliar o desempenho na empresa?
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com