Ajustar as pessoas à organização é o aspecto fundamental para alcançar os objetivos organizacionais. A Gestão de Pessoas promove a melhoria da performance corporativa por meio de processos e programas, diretamente ligados à área de RH. A atuação conjunta da área estratégica da empresa com a Gestão de Pessoas possibilita o desenvolvimento da organização e das pessoas envolvidas, resultando na melhoria contínua e na mudança organizacional.
Neste contexto, é relevante a análise dos desafios e tendências da Gestão de Pessoas como determinantes do seu papel na mudança organizacional.
Chiavenato (2004) propõe que as pessoas são o primeiro desafio das organizações e devem ser consideradas parceiras do negócio da empresa. O foco nas pessoas implica atenção em treinar, avaliar, comunicar, desenvolver, satisfazer. Nesta perspectiva, a área de RH se transforma gradativamente, tendendo a focar na Gestão de Pessoas, na era da informação, no comprometimento, na capacidade de resposta e na busca de vantagem competitiva (DESSLER, 2003).
Assim, os papéis primordiais da Gestão de Pessoas são:
a) gerir a estratégia de Recursos Humanos;
b) gerir a infraestrutura da empresa;
c) gerir a contribuição dos colaboradores;
d) gerir a transformação e a mudança.
A avaliação de desempenho está diretamente vinculada à gestão da contribuição dos colaboradores. É ela a responsável por medir a performance do colaborador e verificar até que ponto ele está de fato contribuindo com os objetivos da organização.
Sendo assim, Leite et al. (2005) coloca como desafios da Gestão de Pessoas:
- alinhar as pessoas, o seu desempenho e as competências às estratégias do negócio e das metas organizacionais;
- alinhar a Gestão de Pessoas às estratégias do negócio e objetivos organizacionais;
- desenvolver os gestores;
- apoiar e promover processos de mudança organizacional e direcionamento estratégico.
Para estes autores a Gestão de Pessoas deve estar focada:
- na excelência operacional;
- na orientação para serviços;
- na intimidade com o cliente;
- na inovação.
Para adaptar uma organização ao contexto atual e para que as pessoas contribuam para as mudanças, a Gestão de Pessoas deve ser reconhecida como área/atividade significativa. Ou seja, a gestão tem que ter liberdade de atuação, sintonia com a cúpula e com todos os componentes do ambiente organizacional.
Como provedora e mantenedora das pessoas nas organizações, a área de Recursos Humanos, sob o enfoque da Gestão de Pessoas, renova a performance organizacional por meio da valorização do capital humano, da efetivação dos seus processos e do seu alinhamento com os processos organizacionais.
O desenvolvimento mútuo e contínuo entre as organizações e as pessoas é um dos aspectos mais importantes da Gestão de Pessoas e condição essencial para orientar as organizações para o futuro (CHIAVENATO, 2004).
A eficiência da Gestão de Pessoas vem se solidificando pela evolução dos seus processos e sua adaptação às demandas do ambiente, desde o reconhecimento e desenvolvimento humano, envolvimento, produtividade, qualidade, competitividade e até a responsabilidade social.
A cultura organizacional tem papel fundamental na mudança organizacional, na renovação de valores, focados nas pessoas e no desenvolvimento individual, organizacional e social. Práticas de Gestão de Pessoas voltadas à liderança e à comunicação (feedback) auxiliam as organizações na efetivação da mudança. O feedback mede os resultados, pontos fracos e oportunidades, alimentando a comunicação, fator preponderante à eficácia organizacional.
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