Para ter sucesso na vida, um dos segredos é fazer as coisas acontecerem. Conversa não adianta. O que interessa é resultado. Entretanto, para fazer as coisas acontecerem nem sempre você tem que realizá-las por si mesmo. Existe uma coisa chamada delegação, que pouca gente usa. "Não, eu não confio em ninguém; os outros não vão fazer tão bem quanto eu." Ora, você tem que delegar justamente para quem não faça tão bem quanto você. Nunca delegue para alguém que faça tão bem quanto você; faça você mesmo, caso contrário não estará delegando e sim transferindo responsabilidade. Delegar é dar oportunidade para outra pessoa treinar. É preciso aprender fazendo, deixando as pessoas errarem.
Outra questão importante para ter sucesso no trabalho é saber distinguir eficiência de eficácia.
Existem pessoas fazendo como um cavalinho de carrossel: trabalham, trabalham, mas têm resultado na vida. Existe uma história clássica :jue demonstra esta diferença:
Há muitos anos, nos Estados Unidos, quando se comprava uma geladeira nova, guardava-se a antiga num canto do quintal, ou no sótão. Essas geladeiras antigas fechavam com travas. As crianças iam ,brincar nesses lugares e muitas vezes se trancavam dentro dessas geladeiras, sem conseguir sair. Algumas crianças morreram asfixiadas. Então foi elaborado um sistema para ensinar as crianças a saírem das geladeiras. Inicialmente, os fabricantes teriam que produzir estes aparelhos com travas internas, que permitissem que as crianças pudessem abrir as portas por dentro. Em seguida, seria feita uma ampla campanha educativa, a nível nacional, ensinando isso às crianças, Quando tudo estava pronto para ser implementado, os construtores já contratados e a data nacional marcada, apareceu alguém que fez parar tudo, dizendo:
"Não é preciso nada disso; basta colocar imãs nas portas das geladeiras", de modo que se alguém ficasse trancado bastaria empurrar a porta que ela se abriria. Toda aquela eficiência que seria usada para fazer a instrução de milhões de crianças mostrou-se desnecessária diante da eficácia do novo sistema.
Eficiência é fazer bem-feito.
Eficácia é fazer o que precisa ser feito.
O negócio não é só fazer a coisa bem-feita. É fazer a coisa certa. Com esta simples mudança de atitude"você pode passar a ganhar mais dinheiro e a ter muito sucesso em suas atividades. Sempre que estiver pronto para iniciar qualquer atividade, pergunte a si próprio: "Isto precisa realmente ser feito?" E não gaste nisso sua energia se a resposta for "não".
Você poderá gostar também:
O "jeitinho brasileiro"
Como ser um bom líder?
Você faz a diferença?
Mudança e escolhas
Sucesso e fracasso são temporários: o que permanece é a competência
O que é sucesso?
Aprenda a lidar com seu temperamento
Gostou do artigo?
Compartilhe nas redes sociais!
Encontrou o que procurava?
O blog lhe foi útil?
Então, curta o Yesachei no Facebook!
0 comentários :
Postar um comentário
Atenção!
Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!
Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.
Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!