Faça o que precisa ser feito!



Para ter sucesso na vida, um dos segredos é fazer as coisas acontecerem. Conversa não adianta. O que interessa é resultado. Entretan­to, para fazer as coisas acontecerem nem sem­pre você tem que realizá-las por si mesmo. Existe uma coisa chamada delegação, que pouca gente usa. "Não, eu não confio em nin­guém; os outros não vão fazer tão bem quanto eu." Ora, você tem que delegar justamente pa­ra quem não faça tão bem quanto você. Nunca delegue para alguém que faça tão bem quanto você; faça você mesmo, caso contrário não estará delegando e sim transferindo responsabilidade. Delegar é dar oportunidade para outra pessoa treinar. É preciso aprender fazendo, deixando as pessoas errarem.
Outra questão importante para ter sucesso no traba­lho é saber distinguir eficiência de eficácia.
Existem pessoas fazendo como um cavalinho de carrossel: trabalham, trabalham, mas têm resultado na vida. Existe uma história clássica :jue demonstra esta diferença:

Há muitos anos, nos Estados Unidos, quando se com­prava uma geladeira nova, guardava-se a antiga num canto do quintal, ou no sótão. Essas geladeiras antigas fecha­vam com travas. As crianças iam ,brincar nesses lugares e muitas vezes se trancavam dentro dessas geladeiras, sem conseguir sair. Algumas crianças morreram asfi­xiadas. Então foi elaborado um sistema para ensinar as crianças a saírem das geladeiras. Inicialmente, os fa­bricantes teriam que produzir estes aparelhos com travas internas, que permitissem que as crianças pudessem abrir as portas por dentro. Em seguida, seria feita uma ampla campanha educativa, a nível nacional, ensinando isso às crianças, Quando tudo estava pronto para ser implemen­tado, os construtores já contratados e a data nacional marcada, apareceu alguém que fez parar tudo, dizendo:

"Não é preciso nada disso; basta colocar imãs nas portas das geladeiras", de modo que se alguém ficasse trancado bastaria empurrar a porta que ela se abriria. Toda aquela eficiência que seria usada para fazer a instrução de mi­lhões de crianças mostrou-se desnecessária diante da efi­cácia do novo sistema.

Eficiência é fazer bem-feito.

Eficácia é fazer o que precisa ser feito.
 
O negócio não é só fazer a coisa bem-feita. É fazer a coisa certa. Com esta simples mudança de atitude"você pode passar a ganhar mais dinheiro e a ter muito sucesso em suas atividades. Sempre que estiver pronto para iniciar qualquer atividade, pergunte a si próprio: "Isto precisa realmente ser feito?" E não gaste nisso sua energia se a resposta for "não".
 
Você poderá gostar também:
 
O "jeitinho brasileiro"
Como ser um bom líder?
Você faz a diferença?
Mudança e escolhas
Sucesso e fracasso são temporários: o que permanece é a competência
O que é sucesso?
Aprenda a lidar com seu temperamento
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com