Quem deve avaliar o desempenho do colaborador na empresa?



  Não podemos esquecer que trabalhamos com pessoas, e o comportamento humano não é previsível. Logo, existem correntes na área de Recursos Humanos que acreditam que o supervisor deve avaliar e definir as metas de seus funcionários. Outros, porém, não.
Nesse sentido, Sachs (1995) expõe alguns motivos para que o supervisor não seja o responsável pelo estabelecimento das metas. São eles:

- quando as metas são estabelecidas sem a contribuição do colaborador, a mo­tivação para a sua realização é muito menor. Isso é muito comum em empre­sas mais tradicionalistas, onde a relação de poder é muito grande e a cultura predominante ainda é antiquada;

- a direção do departamento deve refletir os interesses, capacidades e motiva­ções dos funcionários que a compõem, do contrário a luta do supervisor para atingir estes objetivos será cada vez mais árdua. Isso geralmente acontece, pois nem sempre os interesses dos funcionários são os mesmos dos supervi­sores. Com isso, cria-se uma batalha entre as partes envolvidas, fazendo com que se criem metas, muitas vezes, inalcançáveis;

- e ao tomar conhecimento de um conjunto de objetivos predeterminados pelo supervisor, a maior parte dos funcionários vai aceitá-los não só por pensar que isto é o que têm que fazer para conseguir sua completa aprovação, mas também por acreditar que sua capacidade está limitada àquela lista de metas propostas pelo supervisor. Mais uma vez saliento as relações de poder.

Sendo assim, nota-se que os métodos de avaliação de desempenho diferenciam­-se, basicamente, pelos padrões utilizados e por quem avalia.

Os administradores, supervisores e gerentes são na visão de Bateman e Snell (1998) as fontes tradicionais de informação para a avaliação, já que muitas vezes en­contram-se em uma posição privilegiada para observar o desempenho para dar o feedback. Lacombe e Heilborn (2003) afirmam, no mesmo sentido, que em qualquer tipo de avaliação de potencial e qualificação das pessoas, quem avalia o desempenho pessoal é o chefe imediato. Ninguém pode substituí-lo nesse tipo de trabalho, embora algumas empresas comecem o processo com uma avaliação preliminar efetuada pelo próprio avaliado.

Você poderá gostar também:

O que é sucesso?
Sucesso e fracasso são temporários: o que permanece é a competência
Interesse por cuidar e motivar pessoas é decisivo para a carreira bem sucedida
Mudança e escolhas
Você faz a diferença?
Como ser um bom líder?
Sucesso empresarial
O segredo da vida não é fazer o que você gosta, e sim, gostar do que faz
Sucesso e trabalho
Como dar feedback?

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com