Outra possibilidade é a autoavaliação, onde o indivíduo avalia o próprio desempenho. Para Bohlander, Snell e Sherman (2003), esse tipo de avaliação favorece os objetivos de desenvolvimento, ideia essa complementada por Bateman e Snell (1998), para quem esse método ajuda a aumentar o envolvimento do colaborador no processo de análise, constituindo um ponto de partida para o estabelecimento de metas e desempenho pessoal futuros.
Bohlander, Snell e Sherman (2003) ainda colocam que a autoavaliação é benéfica quando os gerentes procuram aumentar a participação do colaborador no processe de revisão. O sistema requer que um colaborador complete o formulário de avaliaçãc antes da entrevista de desempenho. Corroborando, Flippo (1980) afirma que quande isso é feito, sua avaliação geralmente é feita em conjunto com as avaliações realizadas por seu superior imediato.
No mínimo, isso faz com que o colaborador reflita sobre seus pontos fortes e fracos e favorece uma discussão sobre as barreiras ao desempenho efetivo. Isso permite que durante a entrevista de desempenho, o gerente e o funcionário possam discutir O desempenho no trabalho e cheguem a um acordo quanto à avaliação final.
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No mínimo, isso faz com que o colaborador reflita sobre seus pontos fortes e fracos e favorece uma discussão sobre as barreiras ao desempenho efetivo. Isso permite que durante a entrevista de desempenho, o gerente e o funcionário possam discutir O desempenho no trabalho e cheguem a um acordo quanto à avaliação final.
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