Campos da Sociologia



Sociologia Sistemática

Procura explicar a ordem existente nas relações dos fenômenos sociais através de condições, fatores e efeitos que operam em um campo a-histórico. Subdivide-se em: Sociologia Sistemática Estática, que lida com os requisitos estruturais e funcionais da ordem social; Sociologia Sistemática Dinâmica, que lida com os processos sociais que podem ser descritos através da operação das condições estruturais e funcionais estáveis ou relativamente instáveis da ordem social.

Exemplos: noções de ação e interação social, de processos sociais de grupos sociais, de instituições.

Sociologia Descritiva

Investiga os fenômenos sociais no plano de sua manifestação concreta, procurando captar os elementos e os fatores sociais nas próprias condições reais em que eles operam.

Exemplos: estudo da escola na sociedade francesa; estudo do cooperati­vismo no Brasil.

Sociologia Comparada

Pretende explicar a ordem existente nas relações dos fenômenos sociais através de condições, fatores e efeitos que operam em um campo supra-histó­rico. A Sociologia Comparada estuda os padrões de integração e diferenciação dos sistemas sociais globais de duas maneiras: em uma escala fi1ogenética, acompa­nhando as gradações assumidas pela interação social nas diversas formas de vida; ou, segundo intuitos classificatórios, procurando evidenciar as categorias ou tipos que convêm para grupos de sistemas sociais globais, que apresentam certas similaridades estruturais e funcionais básicas.

Exemplos: o desenvolvimento da instituição escola ao longo dos tempos; o estudo do cooperativismo no Brasil e em Israel.

Sociologia Diferencial

Procura explicar a ordem existente nas relações dos fenômenos sociais através de condições, fatores e efeitos que operam em um campo histórico.

Exemplos: características da sociedade de classes no Brasil; características da sociedade de castas sul-africana.

Sociologia Aplicada

Investigação especial dos problemas sociais e dos efeitos possíveís que eles comportarem ou das modalidades de intervenção racional que forem admitidas pela sociedade.
 
Exemplos: estudo, para frnalidades de reformulação, do sistema educa­cional brasileiro; estudo do INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social) visando introduzir mudanças para um melhor atendi­mento aos trabalhadores brasileiros.

Sociologia Geral ou Teórica

Examina os fundamentos lógicos da explanação sociológica, suas diversas categorias ou modalidades, os tipos de pesquisa que estas implicam e os critérios de verificação empírica que pressupõem. Em relação à sistematização e unifi­cação dos conhecimentos teóricos, descobertos nas várias áreas da Sociologia, apresenta duas funções: uma, de lógica do conhecimento sociológico, esfera na qual os conceitos básicos, os princípios e os postulados da Sociologia são anali­sados criticamente; outra, na qual prevalecem os intuitos de síntese, isto é, como integrar as diferentes descobertas da Sociologia em um corpo teórico uniforme e como reduzi-las a expressões simbólicas de conotação universal.

Exemplos: características do fato social; conceito de estrutura e organi­zação social.

Sociologia Antropológica ou Antropossociologia

Estuda as correlações que existem entre o fator antropológico e as socie­dades humanas.

Exemplos: influência dos grupos étnicos numa sociedade; os quistos ét­nico-culturais; conseqüências da mestiçagem em uma sociedade.

Sociologia do Direito

Estuda a inter-relação entre o Direito e os processos sociais. Considerando o Direito como um tipo de controle social formal, analisa a uniformização do comportamento dos componentes de uma sociedade, através das leis e regu­lamentos a eles impostos, e a adequação ou não das normas jurídicas em deter­minada sociedade.

Exemplos: investigação da possibilidade do divórcio ser fator de desagre­gação em uma sociedade; repercussões sociais do estabelecimento da pena de morte.

Sociologia Econômica

Estuda a organização de grupos humanos para a satisfação de necessidades materiais, a influência das relações econômicas originadas dessa organização sobre as instituições sociais e o efeito contrário, isto é, a alteração de um fato econômico por um fenômeno social.

Exemplos: conseqüências sociais das greves ou a influência das mesmas na deterioração da moeda; alteração da organização das empresas industriais no sentido da participação dos trabalhadores nos lucros da empresa - PIS (Pla­no de Integração Social).

Sociologia Política

Estuda a organização política dos diversos tipos de sociedade, as impli­cações sociais das várias espécies de movimentos polítlcos e de ideologias; origem, desenvolvimento e funções do Estado em seus aspectos teóricos e práticos de organização; as inter-relações entre Estado e Direito, Política, Economia, com especial destaque das relações de dominação e subordinação, liberdade e coação.

Exemplos: revoluções; falhas sociais que permitem a fraude eleitoral; coro­nelismo.

Sociologia da Família

Estuda a origem, evolução e função da instituição Família, suas distintas formas e as relações entre seus membros, nas diversas sociedades, no passado e no presente.

Exemplos: relações maritais; o princípio da legitimidade; tipos de sucessão.

Sociologia da Educação, Sociologia Educacional ou Sociologia Aplicada à Educação

Examina o campo, a estrutura e o funcionamento da escola como insti­tuição social, e analisa os processos sociológicos envolvidos na instituição edu­cacional.

Exemplos: problemas da educação rural e urbana; necessidade social do MOBRAL; a escola como agente de socialização e de controle social.

Sociologia da Religião

Estuda a origem, desenvolvimento e formas da instituição Igreja, exami­nando as mudanças em sua estrutura e função.

Exemplos: a religião como forma de controle social; as mudanças sociais acarretadas pela Reforma Protestante e o Concilio de Trento; repercussões sociais da Encíc1ica Mater et Magistra; o Documento de Puebla

Sociologia da Comunidade, Sociologia Rural e Sociologia Urbana

Estudam, respectivamente, a organização, os problemas sociais das comu­nidades e a diferenciação do espaço sócio-ecológico; o modo de vida rural e a natureza das diferenças rurais e urbanas; as alterações sócio-culturais que ocor­rem no contínuo rural-urbano, origem e evolução das cidades e o urbanismo como modo de vida: mudanças sócio-econômico-culturais determinadas pela concentração de uma elevada população, de composição heterogênea, em limi­tada área geográfica.

Exemplos: vizinhança; resistências às mudanças no meio rural; a desu­manização do homem na grande cidade.

Sociologia Demográfica e Ecologia Humana

Estudam, respectivamente, a influência do fator dernográfico (densidade da população, sua diminuição ou aumento) na organização da sociedade e VÍce­-versa; a distribuição espacial dos agrupamentos humanos, suas relações uns com os outros e fatores determinantes de sua distribuição e relacionamento.

Exemplos: conseqüências sociais da diminuição da taxa de mortalidade; migrações; pólos de atração para o estabelecimento de seres humanos e insti­tuições em determinada área; influência, de âmbito regional, de determinados agrupamentos.

Sociologia do Desenvolvimento

Estuda o processo de desenvolvimento compreendido como uma confi­guração historicamente concreta de transformações nas sociedades humanas; preocupa-se com a análise das condições estruturais que precedem o desenvol­vimento e nele influem de maneira fundamental; verifica as implicações do de­senvolvimento, isto é, suas inter-relações, suas conseqüências e seus produtos.

Exemplos: Revolução Industrial e desenvolvimento; dependência, sub­desenvolvimento e marginalidade; desenvolvimento industrial e conflito de classes.

Sociologia Industrial e Sociologia do Trabalho

Referem-se ao estudo sistemático das relações sociais e à interação entre indivíduos e grupos relacionados com a função econômica da produção e dis­tribuição de bens e serviços necessários à sociedade. Especificamente analisam o conteúdo dos papéis profissionais, as normas e expectativas a eles associadas em diferentes organizações de trabalho.

Exemplos: a influência da indústria no sistema de estratificação; sindicatos e associações profissionais; a motivação para o trabalho; estudo do status pro­fissional.

Sociologia da Burocracia e Sociologia Aplicada à Administração

São expressões mais ou menos equivalentes: ambas estudam os fenômenos que decorrem da estrutura das organizações enquanto sistemas especiais. A rigor, a expressão cientificamente mais adequada seria Sociologia das Organizações, corrente entre os autores franceses.

Exemplos: conflito de hierarquia; fenômenos decorrentes das disfunções internas (desajustamentos provocados pelos excessos da organização formal); análise da liderança na organização.

Sociologia do Lazer

Estuda os fenômenos decorrentes da redução do trabalho na sociedade industrial. O tecnicismo e a automação provocam uma ampliação do tempo livre, cuja utilização é o objeto de estudo desta área da Sociologia.

Exemplos: desvio de comportamento. ocasionado pela má utilização do tempo livre; preferência dos adolescentes por determinado tipo de lazer.

Sociologia Histórica

Estuda as origens e o desenvolvimento de processos sociais e analisa sua influência na realidade social presente; investiga as sociedades do passado com a finalidade de encontrar as origens e obter explicações para as formas atuais de vida social.

Exemplos: evolução da famí1ia e sua transformação, passando de família extensa a nuclear; evolução das tradições; lendas e mitos através dos tempos.

Sociologia da Cultura, Sociologia do Conhecimento e Sociologia da Linguagem

Estudam, respectivamente, a influência da cultura de determinado grupo sobre as relações e inter-relações de seus componentes; a influência dos grupos sociais e suas particulares relações sobre o pensamento e o saber; as influências recíprocas entre linguagem e vida grupal .

Exemplos: influência da helenização na sociedade romana; a ascensão da burguesia e o Iluminismo; a influência da organização sócio-política na adje­tivação.

Sociologia da Arte

Estuda a relação fundamental entre a sociedade e a arte: de um lado, a influência da sociedade sobre os artistas e as obras de arte e, de outro, a influ­ência destes na sociedade.

Exemplos: as lutas religiosas e sua influência no barroco; a influência da arte aplicada à propaganda na política e na economia.

Sociologia da Comunicação

Preocupa-se com o estudo da comunicação entre seres humanos, com ou sem auxí1io de meios mecânicos. Analisa os comportamentos sociais em face dos meios de comunicação. Um dos aspectos mais relevantes é o estudo da cultura de massa.

Exemplos: o papel dos meios de comunicação de massa na formação da opinião pública; as interferências provocadas pela imprensa ou televisão numa campanha eleitoral.

Além das áreas mencionadas, existe uma série de outras como: Sociologia dos Pequenos Grupos, Sociologia Biológica, Sociologia Médica, Sociologia Cü­nica, Sociologia Criminal, Sociologia Militar etc.

Voce poderá gostar também:

Quais os objetivos da Sociologia?
Contribuição da Sociologia
O que significa Sociologia?
Aprenda a lidar com seu temperamento
O que é sucesso?
Sucesso e fracasso são temporários: o que permanece é a competência
Interesse por cuidar e motivar pessoas é decisivo para a carreira bem sucedida
Mudança e escolhas
Você faz a diferença?
Como ser um bom líder?
Sucesso empresarial
O segredo da vida não é fazer o que você gosta, e sim, gostar do que faz
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com