Mudança e escolhas



  Vivemos num mundo que se modifica numa velocidade inconcebível. A cada dia que passa, surge um novo desafio, e cada desafio exige uma nova resposta que o iguale, porque constatamos que, quando um desafio competitivo eleva o nível da disputa, os padrões, os processos e as práticas que davam certo no passado deixam de funcionar. Como pode a força de trabalho de hoje funcionar num ambiente que exige tanto e que se transforma tanto? Que habifidades e competências é preciso possuir para ser um profissional bem-sucedido atualmente?

A impermanência no mercado global e a tecnologia em rápida transformação geraram uma necessidade crítica de que os indivíduos que compõem a força de trabalho liderem a si mesmos.

Em qualquer organização, cada pessoa precisa conhecer e compreender qual é o seu papel, o que e por que precisa ser feito. Cada profissional precisa ser capaz de responder às perguntas: "O que estamos procurando fazer?", "Quais são os princípios que operam aqui?", "Como devo reagir?".

Creio que existam apenas três constantes na vida. A primeira é a mudança, a segunda os princípios, e a terceira a opção, o poder que temos de nos adaptar às outras duas constantes e reagir a elas. Talvez a maior necessidade que temos hoje seja de algo que não mude - um mundo imutável.

Basear nossas vidas em principios imutáveis e atemporais, como honestidade, confiança, justiça e respeito, confere-nos tal núcleo uma âncora que nos dá chance de adaptação e reação às forças da transformação e à nova dinâmica da economia global.

A liderança centrada em principios é a chave para desencadear o potencial humano individual. Cada pessoa da força de trabalho precisa empreender uma viagem para se tornar lider por opção, uma pessoa que assume a responsabilidade por sua vida, suas escolhas e seu desempenho.

Quando você consegue fazê-lo, desenvolve a integridade e o caráter necessários para se adaptar e reagir às transformações, para pensar de maneira criativa e encontrar as melhores soluções, para se comunicar com eficácia, para ser alguém que poder ser ensinado, para construir confiança e ser confiável. Olhando essas qualidades, não lhe parece que elas descrevem um profissional ideal?

Uma forma de analisar as habilidades e as competências necessárias para a força de trabalho de hoje é usar a lista dos sete hábitos. São eles:

  • Liderança própria (ser consciente de que você é responsável sobre você mesmo).
  • Possuir senso claro de objetivo, significado e rumo.
  • Adaptabilidade (trabalhar com outras pessoas para buscar situações em que sempre resultados comuns).
  • Comunicação eficaz.
  • Sinergia (possuir habilidades necessárias para trabalhar em equipe).
  • Respeito próprio.
"Afiar o serrote", que é a soma dos outros seis itens (é preciso que o profissional aperfeiçoe todos os hábitos, conservando-se aberto a novas oportunidades e à possibilidade de ser ensinado).

É claro que também deve buscar o estudo e o treinamento necessários para fazer uma contribuição em sua área de atuação. E necessário manter-se atualizado em matéria de habilidades tecnológicase buscar oportunidades para aumentar suas habilidades. Aproveite todas as oportunidades de crescimento, leia e mantenha-se atualizado sobre a sua profissão ou área de trabalho e tire tempo para fazer uma contribuição em sua organização ou comunidade. "A liderança é uma escolha".

Qualquer pessoa que participa da força de trabalho hoje deve optar por ser líder, logo, saiba escolher o caminho que quer seguir.

[STEPHEN COVEY]
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com