Interesse por cuidar e motivar pessoas é decisivo para a carreira bem sucedida



  Recentemente, o Center for Creative Leadership, situado na Carolina do Norte, publicou uma pesquisa sobre executivos que chegaram ao posto máximo de uma organização, ou seja, à presi­dência ou direção geral. As conclusões da pesquisa são extremamen­te ricas em reflexões e apontam para as características de caráter e de personalidade como determinantes para o sucesso ou fracasso.

O estudo se fundamentou numa amostra de 60 casos, divididos em duas vertentes. A priméira era composta por 30 presidentes bem sucedidos. A segunda era formada por 30 executivos com carreiras semelhantes e, teoricamente, promissoras, mas que não conseguiram atingir o topo.

O que dividiu os bem sucedidos dos fracassados foram as caracte­rísticas de personalidade e, sobretudo, o interesse por cuidar e motivar pessoas. Nota-se que as funções dos gerentes ou diretores de recursos humanos (motivar e desenvolver pessoas) são tarefas de todos que ocupam postos de comando. Ou seja, as funções de RH não são exclusivas dos profissionais da área e devem ser incorpo­radas por todos, sejam chefes, gerentes ou diretores. Em outras pa­lavras, motivar e desenvolver pessoas implica, antes de tudo, em sa­ber lidar com as próprias potencial idades e limitações. Murros na mesa e sinais de autoritarismo não motivam a equipe a dar o máximo de si e, muito menos, ao erro zero.

Segundo Hamilton Ferreira Fonseca, da Hamilton Fonseca Consultores, em tempos de discussão sobre a ética nos negócios, o Brasil atravessa um momento singular na sua história recente. Os executivos, principalmente os presidentes e profissionais de RH, devem saber extrair lições da globalização para consolidar valores morais e éticos nas empresas e instituições.

[Gazeta do Povo, 11 de abril de 2004]

Você poderá gostar também:

Como é a economia atual?
IDH - Índice de Desenvolvimento Humano atual no Brasil
O que é Política Fiscal, e como funciona?
Políticas Econômicas: reguladora, provedora de bens e serviços, redistributiva e estabilizadora
Modelo Unipolar, Bipolar, Multipolarização - Desafios para o Futuro
Como viver a dois
O que é marketing?
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com