Aprenda a lidar com seu temperamento



  Se você acha que talento é garantia de sucesso, cuidado: o temperamento de um profissional também é um fator decisivo para uma carreira promissora.

Isso quer dizer que, por mais competente que seja o profissional, se ele tiver traços de personalidade indesejados, só poderá trilhar dois caminhos: perceber o problema e adaptar o seu comportamento ou preparar-se para mudar de emprego.

Na opinião de Carlos Diz, 46, sócio-diretor da Spencer Stuart, empresa de contratação de executivos, o sucesso só é garantido pela combinação de conhecimento e comportamento .

"É preciso ter estabilidade emocional para lidar com os outros profissionais e para enfrentar situações difíceis, imprevistos, fracassos", afirma ele.

O mau temperamento tem grande influência na carreira e se evidencia nas situações de provação. Segundo Diz, ninguém é despedido apenas pelo temperamento que possui, mas em função das conseqüências que esse problema acarreta.

Isto é, se por algumas características o profissional cria uma atmosfera negativa no ambiente de trabalho, chegando a prejudicar o rendimento dos colegas, ele pode correr riscos.

Superioridade

"É preciso ter excelentes razões para estar em uma tal posição. Quando o profissional tem um temperamento difícil, precisa ser melhor em outros aspectos para justificar a permanência."

Para o consultor Marcelo Mariaca, 54, presidente da Mariaca & Associates, nenhum talento neutraliza totalmente traços muito fortes de personalidade. "É possível que esses profissionais até cheguem a cargos altos, mas talvez fossem mais longe se não tivessem aquele temperamento."

Perceber, no entanto, que essas caracteristicas estão impedindo o desenvolvimento próprio e o da empresa é muito difícil.

"Com o tempo, em alguns casos, o profissional consegue mudar, já que tem, durante a carreira, exemplos de que a sua maneira de agir não é a melhor."

Refletir sobre que problemas está causando na empresa (ou com os colegas) com determinado temperamento também pode ajudar; assim como uma terapia.

Vida longa

Segundo Claudio Neszlinger, diretor de recursos humanos da Microsoft, algumas caracteristicas, como a arrogância, aparecem desde o processo de seleção.

Mas, dependendo do potencial do profissional, a empresa opta por contratá-lo, apostando na mudança. "Esclarecemos, logo no inicio, quais os aspectos que não nos agradam e que devem ser mudados para que a sua vida na empresa seja longa."
Para ele, o profissional inteligente é aquele que ouve as críticas dos colegas. "As pessoas não comentam à toa. Ele pode estar agindo de certa maneira sem perceber que flão está agradando. Os rótulos vêm com facilidade, mas demoram muito a ir embora", afirma Neszlinger.

Na Microsoft, há um programa formal nesse sentido, em que o chefe do profissional em questão elabora um documento com observações sobre o que deve ser mudado em seu comportamento.

São feitas reuniões periódicas para verificar as alterações na maneira de agir do funcionário, e, se depois de dois meses o resultado não for satisfatório, o profissional pode ser desligado da empresa.

[Lia Regina Abbud. Folha de São Paulo]

Como é a economia atual?
O que é Política Fiscal, e como funciona?
O jovem brasileiro não se interessa por política
Modelo Unipolar, Bipolar, Multipolarização - Desafios para o Futuro
O suborno do trabalhador do conhecimento
Rotinização
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com