O que é feedback?



O termo feedback tem sido utilizado cada vez mais pelas organizações. Isso acon­tece não somente quando se fala da relação da empresa com seus colaboradores, mas também com seus clientes, fornecedores, acionistas, enfim, com todos os envolvidos.

Percebe-se esse movimento em função das empresas compreenderem que são sistemas abertos, isto é, influenciam e são influenciadas pelo meio onde estão inse­ridas. Por esse motivo é importante manter um canal aberto de retorno, pelo qual as partes envolvidas possam devolver suas percepções, opiniões e contribuições em rela­ção às ações da organização.

Neste mesmo sentido, a empresa como influenciadora do ambiente, usa esse canal para dar retorno. Ribeiro (2006) posiciona a avaliação de desempenho como o momento esperado pelo colaborador para que alguém fale de seu desempenho. Assim, o gerente deve citar as realizações e os pontos positivos, mas também precisa estabelecer desafios e identificar os pontos a melhorar.

Para os objetivos de desenvolvimento, a avaliação fornece o feedback para discus­são dos pontos fortes e fracos do colaborador e aprimoramento de seu desempenho.

Feedback é entendido também como sinônimo de retroinformação. Isso pois, se­gundo Giegold (1980), os resultados do processo de revisão e avaliação de desem­penho são realimentados no processo ativo de estabelecimento e de planejamento da ação, e ajudam a determinar mudanças nos objetivos e planos. Retroinformação também significa informação dada ao colaborador a respeito de desempenho, tanto aspecto técnico como de relações humanas do trabalho. Para o colaborador, ela de as necessidades psicológicas muito importantes para o reconhecimento e para saber como é que estou indo diante dos olhos da chefia.

Os resultados da avaliação são úteis para a empresa, no sentido de estabelecer pano de desenvolvimento para o colaborador focado em sua real necessidade, além de proporcionar uma base de critérios claros e objetivos para o encarreiramento promoção, tornando estes processos menos subjetivos. Para o próprio avaliado o feedback pode ser de grande valia, pois quando tem claros seus pontos fortes e fracos pode buscar o autodesenvolvimento e crescimento profissional de acordo com os seus objetivos.

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