A Sociologia como ciência tem um objetivo: o entendimento da visão social humana, cujos fenômenos procuram explicar de forma sistemática, utilizando-se de métodos - regras comuns às ciências de investigação social - E técnicas - formas peculiares para aplicar os métodos gerais a seu campo específico .
- fornece explicações sociais, e também sugere medidas para intervir na sociedade seja para fazer ajustamentos seja para provocar mudanças.
- a atitude sociológica se manifesta na exata descrição dos problemas sociais
Definição da Sociologia aplicada à Administração
A Sociologia é a ciência que estuda a estrutura e a dinâmica dos sistemas sociais.
Portanto, Sociologia Aplicada à Administração é o ramo da Sociologia que estuda os aspectos estruturais e a dinâmica dos sistemas sociais denominados empresas.
Refere-se à aplicação dos conhecimentos sociológicos - conceitos, teorias, princípios - a análise das relações sociais encontradas nas empresas de modo geral.
Objetivo da Sociologia Aplicada à Administração
O objetivo central da Sociologia da Administração são as relações industriais empresariais /organizacionais .
a) - Analisa as formas pelas quais os subsistemas econômicos se relacionam com os outros subsistemas, a maneira como estão estruturados em relação aos papéis do trabalho e ao ajustamento das pessoas nesses papéis .
b) - Observa os conteúdos dos papéis profissionais, as normas e expectativas de comportamento coletivo nas diferentes empresas, os diversos tipos de papéis dentro de uma mesma organização .
c) - Interessa-se pela estrutura flexível das organizações de trabalho, à medida que esta relaciona os papéis entre si e os indivíduos aos papéis de modo sistemático .
d) - Preocupa-se com a unidade e integração das empresas industriais, com as tensões e conflitos no interior das mesmas .
e) - Estuda as causas, o desenvolvimento, as leis e a possibilidade de regulamentação dos conflitos empresariais e industriais.
Compete à Sociologia da Administração o estudo sistemático das relações sociais e da interação entre indivíduos e grupos relacionados com a função econômica da produção e distribuição de bens e serviços necessários à sociedade.
Nessas organizações são estudados o poder, a liderança, as resistências às mudanças, a conformidade às normas, o surgimento dos grupos informais, assuntos esses que tornam claro o interesse que a Sociologia Aplicada à Administração tem para o administrador, seja ele diretor, gerente, supervisor.
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