O que significa Sociologia?



  Sociologia "significa o estudo sistemático das relações sociais, das formas de associação, ressaltando os caracteres gerais comuns a todas as classes de fenômenos sociais ocorrentes, o ambiente humano e suas interrelações" (LAKATOS, 1997, p.16)

"A Sociologia é a ciência que procura explicar sobre quais condições específicas e características gerais os grupos humanos se constituem e se relacionam e quais os movimentos os mesmos executam permanentemente". Prof. Roberto Bazanini

Portanto, podemos dizer que a Sociologia:

• Preocupa-se com a descrição e a explicação do comportamento social global.

Estuda as formas fundamentais da convivência humana: Contatos Sociais, Distância Social, Isolamento, Individualização, Cooperação, Competição, Controle, Divisão do Trabalho, Integração Social, dentre outros.

A Sociologia Geral descreve tendências e formas gerais, de comunidades primitivas ou sociedades modernas; é sistemática porque aborda tais fatores numa ordem sistemática ou metodológica; parte das formas mais simples de integração social, para as mais complexas e estabelecidas, ou seja, dos contatos transitórios para os grupos estruturados.

Resumindo: Sociologia é a ciência que estuda a vida social humana.

Sociologia dentro das Ciências Sociais e Humanas

A Sociologia é considerada uma ciência por estar voltada para explicações de fenômenos ficando ao lado da Psicologia e Antropologia, todas chamadas de Ciências Humanas por terem como finalidade o melhor conhecimento do Homem.
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com