Contribuição da Sociologia



  É uma ciência que aborda os comportamentos coletivos. Estuda as relações das pessoas entre si, principalmente o comportamento dos grupos.

Possui método e objetos próprios A mais importante característica do pensamento sociológico chama-se reflexibilidade. A reflexibilidade se assenta no fato do estudo do social se refletir na forma como esse social evolui e se organiza. O estudo sociológico é constitutivo do social e contribui para transformá-lo.

Outras disciplinas também são importantes para o estudo e o melhor conhecimento do homem. Vamos ver a contribuição de cada uma delas.

Psicologia: enfoca os comportamentos individuais. Busca medir, explicar e até modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais. Estuda a compreensão do comportamento individual.

Psicologia Social: área dentro da Psicologia que mistura conceitos desta e da Sociologia. Tem como foco a influência de um individuo sobre o outro. Abrange temas como mudança - como implementá-las e como reduzir barreiras para sua aceitação; mudança de entendimento e atitudes; padrões de comunicação; processo de tomada de decisão e formas como as atividades em grupo podem satisfazer as necessidades individuais.

Antropologia: estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades. Permite compreender melhor as diferenças de valores, atitudes e comportamentos fundamentais entre povos ou de pessoas em diferentes organizações.

Ciência Política: estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político. Foca situação de conflitos, a alocação de poder e como as pessoas manipulam o poder para atendimento de interesses próprios.

O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com