Como tratar pele manchada?



Foram dez anos de estudos. De um lado especialistas do Centro Mundial de Ciência e Temologia da Johnson & Johnson, nos Estados Unidos. Do outro, renomadas uni­versidades dos Estados Unidos e da Europa. Um esforço considerável para in­vestigar o processo de bronzeamento da pele.
Mirando um alvo, os cientistas aca­baram acertando outro com uma bela des­coberta: a soja poderia inibir manchas de­tonadas pela luz solar. Afinal, se a legurni­nosa já vinha se revelando uma promes­sa no mundo da cosmiatria por estimular a produção de colágeno e melhorar a hi­dratação, era razoável supor que seria ca­paz de outros efeitos benéficos.

Primeira constatação: quando o meca­nismo de bronzeamento não funciona direito, as manchas dão as caras. É que, em caso de superprodução, algumas re­giões da pele ficam mais pigmentadas do que outras. "O sol induz as células do corpo chamadas melanócitos a produ­zir melanina, pigmento que dá cor ao tecido", explica o farmacêutico bioquí­mico Nilo Cobeiros, cientista da Johnsori & Johnson. Ocorre que a melanina só consegue penetrar nos queratinócitos, as células mais superficiais da pele, se os seus receptores forem estimulados pele los próprios melanódtos. "Os pesquisadores notaram que a duas proteínas da leguminosa, a STI e a BBI, conseguiam se ligar aos receptores dos queratinócitos, inibindo o transpor­te do excesso de pigmento", explica Nilo.

"Infelizmente essa dupla antimanchas se degrada com facilidade, por isso nos­so desafio foi inventar uma tecnologia para mantê-las", diz ele, se referindo a um novo produto da linha Roc.

"Cremes assim devem ser encarados como um coadjuvante do tratamento médico", lembra Denise Steiner, presi­dente da comissão de ensino da Socie­dade Brasileira de Dermatologia. "Inde­pendentemente do processo escolhido para a remoção da mancha, o protetor solar é essencial para evitar seu reapa­recimento", alerta a dermatologista Lurra Azulay, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A dupla de componentes de soja parece ter predicados extras. "Ela inibe o crescimento dos pelos, além de torná-los mais claros", afirmou o dermatologista Humberto Ponzio na sua palestra no congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em Brasilia.



Depois de fabricar a melanina, os melanócitos a enviam para os queratinócitos por meio de estruturas
que lembram tentáculos.



Os queratinócitos são munidos de receptores chamados PAR2 que precisam ser ativados para que o pigmento penetram na célula.



Duas proteínas da soja, a STI e a 881, se ligam aos receptores, bloqueando a entrada da meia nina. Assim ela permanece estocada nos melanócitos, que botam um freio na produção de pigmentos.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com