Marapuama e catuaba, flora nacional que combatem a celulite



Marapuama e catuaba ­essas duas plantas nati­vas do nosso território se transformam em gran­des aliadas na luta contra a famigera­da celulite. A constatação veio da Fa­culdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Lá a far­macêutica industrial Idalina Salgado-­Santos submeteu 40 mulheres com hidrolipodistrofia ginóide - nome cien­tífico da celulite -, a um tratamento de 60 dias com um creme à base de seus extratos vegetais.

Ao final de cada mês, as voluntárias foram avaliadas por médicos que nota­ram dois efeitos. Primeiro, os extratos conseguiram aumentar a temperatura das regiões acometidas pela celulite, que costumam ser mais frias do que o resto do corpo. "Essa alteração foi o indício de que a rnicrocirculação da pele tinha melhorado", afirma a professora de cos­metologia Maria Valéria R. Velasco, que orientou o trabalho. Além disso, houve a redução de cerca de 1 centímetro nas medidas das áreas tratadas.

Os extratos de marapuama e catuaba já estão disponíveis em farmácias de manipulação. "Eles podem ser associados a outras substâncias para acentuar o seu efeito, sempre com a indicação de um dermatologista", diz Maria Valéria. Mas, ainda que os ingredientes apresen­tem resultados animadores, eles estão aquém da expectativa das consumido­ras, que costuma ser muito alta quando o assunto é acabar com a celulite. Essa ressalva, aliás, vale para todos os produ­tos vendidos para esse fim.

"Nenhum creme faz milagre", opina a dermatologista Luciane Scattone, de São Paulo. O farmacêutico Henry Oki­gami, que trabalha com consultoria na área de desenvolvimento de pro­dutos, concorda. "Fórmulas que real­mente ajam no ceme do desenvolvi­mento da celulite, o qual está associa­do ao metabolismo do tecido gorduro­so, ainda não estão disponíveis no mercado", deixa claro. Por isso,o pa­pel de cremes como o formulado com as plantas nacionais costuma ser se­cundário. "O tratamento da celulite precisa ser multidisciplinar, incluin­do uma dieta rigorosa e exercícios fí­sicos além de massagens e outros ar­tifícios terapêuticos", pontifica a der­matologista Doris Hexsel, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

NA HORA DE APLICAR O CREME ANTICELULITE

O que pode melhorar a eficácia de um creme anticelulíte?

a) Disciplina, muita disciplina.

b) É imprescindível que o produto seja aplicado todos os dias.

c) Na hora de passá-lo, faça uma massagem com movimentos circulares, usando a ponta dos dedos.

d) Aplique-o de baixo para cima. Isso estimula a circulação sangüínea.

e) Evite toques agressivos. Eles podem piorar ainda mais a situação, causando f1acidez.

f) Use o creme sempre logo após banho, quando a pele fica mais permeável.

g) Procure um especialista para que ele faça a prescrição da melhor fórmula para o seu caso.

h) O tratamento deve ser feito por no mínimo dois meses.

Por trás da celulite há predisposição genética, desequilíbrio e oscilações dos honnônios femininos, excesso de peso, maus hábitos, sem contar roblemas circulatórios.  

Veja no rótulo

Eis alguns ingredientes testados e aprovados por seus efeitos anticelulite:

a) Extratos vegetais como de centella asiática, chá verde, arnica, gingko biloba, limão, cavalinha, funcho, morango, castanha-da-índia, camomila e, a partir de agora, marapuana e catuaba - eles possuem efeito antiinflamatório, facilitam a drenagem linfática, além de promover tonificação do local.

b) Cafeína, teofilina e aminofilina - são substâncias que estimulam a quebra da gordura.

c) DMAE - ingrediente que proporciona firmeza, melhorando o aspecto da pele.

d) Nicotinato de metila - ele provoca um choque térmico e causa vasodilatação.






Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com