Fibras solúvel e insolúvel diminue a pressão arterial



Tanto faz se é solúvel ou insolúvel, ambas são capazes de abaixar a pressão arterial, segundo um estudo concluído no Centro de Pesquisa em Nutrição de Beltsville, nos Estados Unidos.


Um grupo de 25 voluntários consumiu, durante semanas alternadas, dietas ricas nos dois tipos. Primeiro o cardápio veio recheado de cereais integrais e vegetais folhosos, que fornecem mais fibras insolúveis. Depois foi a vez das frutas e da aveia. Ao final de cada etapa os estudiosos mediram a pressão e festejaram a queda. Segundo o cardiologista Heno Lopes, do Instituto do Coração, em São Paulo, as fibras diminuem a absorção do sódio, um mineral que está por trás da hipertensão.

OUTROS ATRIBUTOS

» Solúveis: Presentes na polpa de frutas, como a pêra, além das leguminosas e da aveia, essas fibras reduzem os teores do colesterol ruim, aquele que entope as artérias. Também têm sido associadas ao controle dos níveis de glicose.

» Insolúveis: Estão na casca dos vegetais e nos cereais integrais. Elas aumentam a sensação de saciedade, porque levam mais tempo no estômago. Estudos apontam ainda uma relação com o combate ao câncer de cólon.



A pêra oferece os dois tipos de fibra, a solúvel e a insolúvel.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com