Como fazer a orientação vocacional do filho?



Ao falarmos sobre orientação vocacional, estamos nos referindo aos milhares de jovens que estão estudando e a princípio sem saberem para quê. Ao mesmo tempo não têm uma visão objetiva do seu futuro.
Em várias partes da presente obra fizemos referência à importância destes fatores.

A criança e o jovem devem ser orientados para uma atividade para a qual tenham uma relativa habilidade e ta­lento. Esse talento ou habilidade é, basicamente, dependen­te das características dos tipos de inteligências predominan­tes na pessoa.
 
Assim, para decidir sobre a escolha de uma profissão é necessário que haja um acompanhamento permanente ao educando, em relação as suas tendências, preferências e de­dicação, onde ele aplica as principais características de suas inteligências.

O jovem ao cursar o ensino médio, já deve ter bem cla­ra a sua definição do que vai fazer após o mesmo. Muitos passam a pensar em uma escolha no final desse período, muitas vezes pressionados pela aproximação inadiável da inscrição para o vestibular. Todo jovem que toma a decisão nas vésperas do vestibular, cria um estado de insegurança, indefinição e angústias extremamente prejudiciais ao seu rendimento no vestibular, com mínimas chances de aprova­ção.

Não existe decisão madura, segura e responsável, sem reflexão, sem relacionar suas habilidades e talentos e enquadrá-los no contexto social.

Os pais não devem influenciar os filhos na escolha da profissão de acordo com os seus gostos ou interesses, mas de acordo com o gosto, habilidades, talentos e interesses do próprio filho, pois es­colher uma profissão é optar por um projeto de vida.

Neste ponto, a escola deve assumir um papel impor­tante em despertar no aluno o interesse, e orientá-lo na bus­ca deste caminho que o levará à realização na vida.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com