Mentira, exemplo ou defesa: por que a criança mente?



A criança pequena costuma mentir, pois a distinção da realidade e a fantasia, nesta fase, ainda não é muito bem percebida. Depois dos seis anos a criança pode mentir por diver­sas razões, tais como: defesa, por brincadeira, por imitação ou por desespero.

Inicialmente, precisamos lembrar que nas crianças pe­quenas, a mentira faz parte do conteúdo, das fantasias pró­prias à sua atividade lúdica, ou seja, ao "ato de brincar". "É o faz-de-conta" que todos conhecemos e de que nos utiliza­:nos, nem sempre só em nossa infância, mas sempre que "Precisamos recorrer a um mecanismo de alívio das tensões que a realidade nos impõe. Portanto, a mentira por brinca­deira, normalmente vem de crianças bem humoradas e cria­tivas que não devem serem reprimidas. Diante de uma men­tira de brincadeira, os adultos devem encará-la como tal, divertindo-se também de forma natural.

Em relação à mentira de defesa, a mesma está relacio­nada a uma educação demasiadamente rígida e sem confi­ança mútua. A criança usa a mentira para procurar escapar de situações difíceis, tais como o temor de um castigo ou de alguma bronca. Neste caso os pais devem analisar se estão ou não sendo muito severos ou pouco compreensivos com os filhos. Como está o diálogo entre eles, e por quais moti­vos estão sendo temidos em vez de desfrutarem da confian­ça dos filhos.

Se a criança mente para autovalorizar-se, os pais de­vem verificar se alguma coisa na educação está depreciando a criança, como o nascimento de um irmãozinho ou alguma atitude humilhante. Os pais devem procurar demonstrar que amam o filho como ele é, esclarecê-la de que ele é importan­te por aquilo que é, e procurar enaltecer as qualidades que, com certeza ele possui.

A mentira por imitação, ocorre pelos exemplos dos adultos, que também usam mentir principalmente para as crianças. Muitas vezes para alguns adultos é mais fácil, prático e rápido, mentir para a criança, do que ter a coragem e a paci­ência para explicar, conversar e levar a um entendimento. Sempre se deve dizer a verdade. Se a criança vai receber uma injeção, não minta a ela dizendo que não vai doer; o mesmo ocorre com o dentista. Nestes casos a correção do problema inicia pelos adultos.

A mentira por desespero, retrata uma criança com ne­cessidade de atenção, de segurança e de amor. Estas menti­ras são provocadas por ciúmes, ódio e sensação de abando­no. Estas crianças mentem para agredir os pais e para ser do contra. Em geral a criança que se comporta desta maneira, não está querendo chamar a atenção mas necessitando de atenção.

Finalizando, os pais devem procurar ser indulgentes e agir com naturalidade perante as pequenas mentiras das cri­anças, que não fazem mal a ninguém, e corrigir os motivos ambientais que estão levando-as a mentir.
Enfim, como em todos os demais ítens do presente ca­pítulo, percebemos com clareza que podemos evitar a maio­ria absoluta dos problemas na formação da criança. Temos a certeza de que acertar na educação é mais fá­cil do que errar, e muito mais gratificante pelos resultados que virão.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com