O ser humano por natureza é perfeito, mas não é completo. A complementação vem através da instrução, da educação e da formação.
Muitas pessoas fazem referência à instrução e à educação como se fossem a mesma coisa. Na antiga Grécia, o grande filósofo Sócrates já definia a diferença entre as duas, colocando da seguinte forma: a instrução é desenvolvida através dos conhecimentos e das informações que são passadas ao indivíduo; a educação se desenvolve quando orientamos o indivíduo a desenvolver suas características e habilidades próprias, ou seja a instrução é de fora para dentro e a educação é de dentro para fora. A formação é o acompanhamento para que as duas se completem como resultado positivo na vida do indivíduo.
A instrução pode ser generalizada, atingindo a todos de uma única forma. A educação deve ser individualizada, para atingir as necessidades de cada pessoa. Daí se concluí que a instrução pode ser em série, mas a educação não.
Na educação temos que descobrir as qualidades e as necessidades de cada um, e estar atentos aos seus processos de crescimento e desenvolvimento. Cada pessoa é diferente da outra, por isso a educação deve ser individual.
A grandeza da personalidade humana começa com a sua individualidade, por isso a educação deve ser entendida como um auxílio ao desenvolvimento das características inatas no ser humano. Cada pessoa é dotada de uma natureza psíquica pessoal, e isto nos indica o caminho para a educação.
A educação abrange o desenvolvimento das habilidades e dos valores de cada indivíduo. Através da mesma, o educando precisa conhecer a sua própria realidade e ser capaz de lidar com ela. Definimos assim, que a educação não é aquilo que se transmite pois isso é instrução, mas sim o processo natural que se desenvolve espontaneamente ou através da orientação do indivíduo. Portanto, o objetivo da educação deve ser o aperfeiçoamento do caráter e o desenvolvimento de uma personalidade equilibrada no educando.
A educação deve iniciar pela preparação dos pais muito antes de terem um filho, pois a mesma deve assumir a vida como um todo. A educação não deve mais estar limitada a um programa preestabelecido, mas sim sobre o conhecimento da pessoa humana. O desenvolvimento da educação deve ser de conhecimento e aplicação em todas as áreas em que a criança passa, no caminho da sua formação e que além da família, a escola possa, além da instrução, prover os meios necessários para educá-la. Não estamos colocando que a instrução não seja importante, mas apenas que a educação deve ser vista como prioridade, pois uma pessoa bem educada, mesmo com pouca instrução, poderá ser realizada e feliz. Enquanto que uma pessoa muito instruída, mas sem uma boa educação, não tem possibilidades de realizações e felicidades.
Quando toda a sociedade assumir, com consciência, a responsabilidade pela educação, os resultados trarão benefícios para esta mesma sociedade. Todos os estudiosos do assunto chegaram a uma única conclusão: todo indivíduo que for devidamente dirigido e assistido trará bons resultados para o progresso social, pois está destinado a crescer mais forte, com maior equilíbrio mental e com uma personalidade mais capacitada.
Devemos entender que a criança é construtora do adulto, pois não existe um só adulto que não tenha sido formado pela criança que foi um dia.
Os verdadeiros educadores entendem que não são eles os construtores, mas tão somente os colaboradores e desta forma cumprem melhor o seu papel no auxílio ao desenvolvimento do educando. Somente se este auxílio for dado de modo conveniente, é que a criança fará uma boa construção de si mesma.
Esta é a educação entendida como auxílio à vida. Uma educação em que todos estão envolvidos e unânimes em respeitar e auxiliar nesta delicada construção. Esta é a esperança da humanidade e quando todos entenderem assim não haverá mais reconstrução, mas ajuda à construção, entendida como desenvolvimento de todas as potencialidades de que a criança é dotada.
O processo educacional se inicia antes mesmo da criança ser gerada. A educação, a instrução e a formação dos pais vão influenciar na vida do filho que ainda vai ser concebido.
Pelas experiências colhidas através da regressão de idade, sabe-se que a vida intra-uterina vai determinar muitas alterações positivas ou negativas na personaliade da pessoa nascitura. Embora de forma inconsciente, desde o momento da concepção, a criança já grava o que se passa no ambiente externo e participa da viida da mãe e do pai, de seus bons momentos e de seus conflitos.
A formação abrange a aquisição de conhecimentos, de hábitos e costumes, que fazem parte da instrução e do desenvolvimento da capacitação, da valorização e da potencialização, que formam o conjunto da educação. Muitos alunos não têm dedicação aos estudos por uma falha na educação, em que não foi desenvolvida a curiosidade intelectual no período adequado, como veremos em parte posterior.
Para você entender melhor a definição da instrução e da educação na formação do indivíduo, citaremos o seguinte exemplo: um jovem concluiu na Universidade o Curso de Direito, mas não se sentia capaz de atuar na área devido a sua timidez e inibição.
Neste caso ele não estava formado em Direito, mas apenas instruído na profissão. Faltou a educação que iria desenvolver nele suas habilidades psicológicas para se sentir capaz de atuar e ter sucesso. Encher a pessoa de conteúdo sem torná-la capaz de aplicar, é mera instrução.
Se quisermos dar nossa efetiva contribuição na formação, devemos passar o máximo de informações e conhecimentos, e colaborar com a construção no educando, de uma identidade sadia e valorizada.
Frente ao desafio da construção de uma sociedade humana e plena, requer-se do pai, da mãe, do professor e de todos os cidadãos, uma identidade de educador bem definida, que valorize a singularidade do eu e assuma a liderança com responsabilidade, constituindo-se no amigo que coopera e impulsiona, valorizando a comunicação e o relacionamento, contribuindo para o crescimento integral de sujeitos que buscam construir uma personalidade autônoma, dinâmica e consistente, formando cidadãos competentes, responsáveis, autônomos e prontos para desenvolver a sua vida para o sucesso e a felicidade.
Muitas pessoas fazem referência à instrução e à educação como se fossem a mesma coisa. Na antiga Grécia, o grande filósofo Sócrates já definia a diferença entre as duas, colocando da seguinte forma: a instrução é desenvolvida através dos conhecimentos e das informações que são passadas ao indivíduo; a educação se desenvolve quando orientamos o indivíduo a desenvolver suas características e habilidades próprias, ou seja a instrução é de fora para dentro e a educação é de dentro para fora. A formação é o acompanhamento para que as duas se completem como resultado positivo na vida do indivíduo.
A instrução pode ser generalizada, atingindo a todos de uma única forma. A educação deve ser individualizada, para atingir as necessidades de cada pessoa. Daí se concluí que a instrução pode ser em série, mas a educação não.
Na educação temos que descobrir as qualidades e as necessidades de cada um, e estar atentos aos seus processos de crescimento e desenvolvimento. Cada pessoa é diferente da outra, por isso a educação deve ser individual.
A grandeza da personalidade humana começa com a sua individualidade, por isso a educação deve ser entendida como um auxílio ao desenvolvimento das características inatas no ser humano. Cada pessoa é dotada de uma natureza psíquica pessoal, e isto nos indica o caminho para a educação.
A educação abrange o desenvolvimento das habilidades e dos valores de cada indivíduo. Através da mesma, o educando precisa conhecer a sua própria realidade e ser capaz de lidar com ela. Definimos assim, que a educação não é aquilo que se transmite pois isso é instrução, mas sim o processo natural que se desenvolve espontaneamente ou através da orientação do indivíduo. Portanto, o objetivo da educação deve ser o aperfeiçoamento do caráter e o desenvolvimento de uma personalidade equilibrada no educando.
A educação deve iniciar pela preparação dos pais muito antes de terem um filho, pois a mesma deve assumir a vida como um todo. A educação não deve mais estar limitada a um programa preestabelecido, mas sim sobre o conhecimento da pessoa humana. O desenvolvimento da educação deve ser de conhecimento e aplicação em todas as áreas em que a criança passa, no caminho da sua formação e que além da família, a escola possa, além da instrução, prover os meios necessários para educá-la. Não estamos colocando que a instrução não seja importante, mas apenas que a educação deve ser vista como prioridade, pois uma pessoa bem educada, mesmo com pouca instrução, poderá ser realizada e feliz. Enquanto que uma pessoa muito instruída, mas sem uma boa educação, não tem possibilidades de realizações e felicidades.
Quando toda a sociedade assumir, com consciência, a responsabilidade pela educação, os resultados trarão benefícios para esta mesma sociedade. Todos os estudiosos do assunto chegaram a uma única conclusão: todo indivíduo que for devidamente dirigido e assistido trará bons resultados para o progresso social, pois está destinado a crescer mais forte, com maior equilíbrio mental e com uma personalidade mais capacitada.
Devemos entender que a criança é construtora do adulto, pois não existe um só adulto que não tenha sido formado pela criança que foi um dia.
Os verdadeiros educadores entendem que não são eles os construtores, mas tão somente os colaboradores e desta forma cumprem melhor o seu papel no auxílio ao desenvolvimento do educando. Somente se este auxílio for dado de modo conveniente, é que a criança fará uma boa construção de si mesma.
Esta é a educação entendida como auxílio à vida. Uma educação em que todos estão envolvidos e unânimes em respeitar e auxiliar nesta delicada construção. Esta é a esperança da humanidade e quando todos entenderem assim não haverá mais reconstrução, mas ajuda à construção, entendida como desenvolvimento de todas as potencialidades de que a criança é dotada.
O processo educacional se inicia antes mesmo da criança ser gerada. A educação, a instrução e a formação dos pais vão influenciar na vida do filho que ainda vai ser concebido.
Pelas experiências colhidas através da regressão de idade, sabe-se que a vida intra-uterina vai determinar muitas alterações positivas ou negativas na personaliade da pessoa nascitura. Embora de forma inconsciente, desde o momento da concepção, a criança já grava o que se passa no ambiente externo e participa da viida da mãe e do pai, de seus bons momentos e de seus conflitos.
A formação abrange a aquisição de conhecimentos, de hábitos e costumes, que fazem parte da instrução e do desenvolvimento da capacitação, da valorização e da potencialização, que formam o conjunto da educação. Muitos alunos não têm dedicação aos estudos por uma falha na educação, em que não foi desenvolvida a curiosidade intelectual no período adequado, como veremos em parte posterior.
Para você entender melhor a definição da instrução e da educação na formação do indivíduo, citaremos o seguinte exemplo: um jovem concluiu na Universidade o Curso de Direito, mas não se sentia capaz de atuar na área devido a sua timidez e inibição.
Neste caso ele não estava formado em Direito, mas apenas instruído na profissão. Faltou a educação que iria desenvolver nele suas habilidades psicológicas para se sentir capaz de atuar e ter sucesso. Encher a pessoa de conteúdo sem torná-la capaz de aplicar, é mera instrução.
Se quisermos dar nossa efetiva contribuição na formação, devemos passar o máximo de informações e conhecimentos, e colaborar com a construção no educando, de uma identidade sadia e valorizada.
Frente ao desafio da construção de uma sociedade humana e plena, requer-se do pai, da mãe, do professor e de todos os cidadãos, uma identidade de educador bem definida, que valorize a singularidade do eu e assuma a liderança com responsabilidade, constituindo-se no amigo que coopera e impulsiona, valorizando a comunicação e o relacionamento, contribuindo para o crescimento integral de sujeitos que buscam construir uma personalidade autônoma, dinâmica e consistente, formando cidadãos competentes, responsáveis, autônomos e prontos para desenvolver a sua vida para o sucesso e a felicidade.
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