A maioria das empresas subestima seriamente a magnitude da tarefa de levantamento das informações necessárias à implementação do sistema ABC. Um dos motivos é o fato de o ABC ser muito mais detalhado e complexo do que a contabilidade de custos tradicional.
Os sistemas convencionais aglomeram muitos custos em grupos ou categorias heterogêneas de despesas indiretas. No ABC, cada um desses grupos se desmembra numa grande quantidade de atividades ABC e talvez sejam necessárias centenas de análises para identificar e reunir as informações sobre cada atividade. Além disso, o sistema ABC utiliza muito mais indicadores estatísticos do que os sistemas tradicionais para o rateio dos custos indiretos entre produtos, processos, canais de distribuição, clientes e mercados. A contabilidade de custos tradicional quase sempre utiliza apenas uma ou duas medidas estatísticas, como a quantidade de horas de mão-de-obra direta consumida por cada produto, para a alocação dos custos indiretos aos produtos. O sistema ABC típico recorre a dezenas de vetores de custos, variando da quantida
de de componentes à quantidade de visitas de venda, para a apropriação dos custos às atividades.
Os sistemas convencionais aglomeram muitos custos em grupos ou categorias heterogêneas de despesas indiretas. No ABC, cada um desses grupos se desmembra numa grande quantidade de atividades ABC e talvez sejam necessárias centenas de análises para identificar e reunir as informações sobre cada atividade. Além disso, o sistema ABC utiliza muito mais indicadores estatísticos do que os sistemas tradicionais para o rateio dos custos indiretos entre produtos, processos, canais de distribuição, clientes e mercados. A contabilidade de custos tradicional quase sempre utiliza apenas uma ou duas medidas estatísticas, como a quantidade de horas de mão-de-obra direta consumida por cada produto, para a alocação dos custos indiretos aos produtos. O sistema ABC típico recorre a dezenas de vetores de custos, variando da quantida
de de componentes à quantidade de visitas de venda, para a apropriação dos custos às atividades.
Outro motivo que torna o levantamento de dados tão demorado, sobretudo no começo, é o tempo necessário para identificar as informações imprescindíveis ao desenvolvimento do sistema ABC. Muitas empresas embarcam na tarefa e terminam com uma montanha de informações excessivamente detalhadas, que sobrecarregam o pessoal e os sistemas de computador. Quando a Chrysler instalou o ABC na primeira fábrica, uma unidade de estampagem em Warren, Michigan, a quantidade de informações coletadas superou em três vezes as possibilidades de aplicação prática. Em razão desse excesso desnecessário, a fase de coleta de informações consumiu duas vezes os recursos que hoje seriam absorvidos pela mesma tarefa, considerando os conhecimentos e a experiência da empresa. Do mesmo modo, o negócio de peças de reposição da Chrysler, Mopar, enfrentou uma enxurrada de dados ao tentar implementar o sistema ABC para cada uma das 250.000 peças em estoque. Finalmente, a Mopar decidiu custear 60 grupos de produtos, grandes e pequenos, o que reduziu a quantidade de dados para um nível gerenciável, mas ainda extremamente útil.
A Safety-Kleen também constatou que às vezes menos representa mais. Quando a equipe de implementação estava ajudando as unidades a desenvolver os sistemas ABC, muitos gerentes pressionaram a equipe para incluir uma grande quantidade de detalhes nos modelos ABC. No entanto, a equipe ficou preocupada com o risco de que os detalhes implodissem os sistemas e concluiu que boa parte das informações solicitadas não eram importantes para a determinação dos custos. Ante a insistência dos gerentes, a equipe negociou o seguinte acordo: 75% das informações seriam incluídas no modelo ABC e se desenvolveria outro sistema estatístico de acompanhamento do desempenho, abrangendo as demais informações.
Empresa que mais investiu em treinamento ABC para os funcionários
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