Muitas foram as definições a respeito desse assunto, mas no momento atual temos a conceituação exata em relação ao mesmo.
De acordo com os primeiros pesquisadores da chamada era moderna, os termos caráter e personalidade foram definidos de várias formas. Uns colocaram que a personalidade já vinha pronta no indivíduo, outros como algo que se desenvolve através do ambiente. Alguns chamaram de caráter o que hoje sabemos que é a personalidade e outros, chamaram de personalidade o que sabemos ser o caráter.
Todos os pesquisadores estavam certos em suas teorias, menos em suas conclusões.
A realidade está em unir as duas teorias e ligar os conceitos dos antigos filósofos, ou seja: a personalidade é o conjunto de modos de ser, perceber, sentir, pensar e agir de cada pessoa o que inclui o caráter e o temperamento.
O conceito de indivíduo acentua a singularidade e indivisibilidade das características psicológicas de cada pessoa, ou seja, as diferenças individuais. A individualidade se refere a uma única configuração e integração que chamamos de caráter no qual está inserido o temperamento, enquanto que a personalidade identifica as características gerais do indivíduo.
Etimologicamente, a palavra caráter significa o conjunto das características que individualizam uma pessoa, ou seja, a forma como se distingue dos demais. Neste sentido, cada um tem seu próprio caráter e seu próprio temperamento, portanto, a marca pessoal de alguém.
Unindo todas as teorias e pesquisas chegamos à conclusão definitiva que, a personalidade é o resultado do que é próprio do indivíduo ou seja, o caráter e o temperamento, mais o que é determinado pelo ambiente.
A personalidade engloba o modo como todos esses aspectos se integram, se organizam, conferindo peculiaridade e singularidade ao indivíduo.
O estudo da personalidade deve ser compreendido nos seguintes aspectos: o que existe em comum em todas as pessoas; o que existe no seu aspecto único e próprio; e por último, o desenvolvimento de tudo isso, e o que é aprendido através da educação.
Na filosofia antiga, a personalidade era comparada a uma árvore, definindo que a mesma, assim como esta, se desenvolve diversamente sob diferentes condições de ambiente. Assim, a personalidade além dos seus aspectos próprios tem no seu desenvolvimento a influência do ambiente. Dessa forma podemos considerar a personalidade como algo dinâmico, ou seja, que está sempre em movimento. Portanto, uma pessoa pode desenvolver e aperfeiçoar sua personalidade em todas as etapas da sua vida. Isso quer dizer que a estrutura da personalidade está relacionada com as vivências concretas do indivíduo no seu meio.
Esta relação dá a dinâmica da personalidade, fornece o caminho para compreender seu desenvolvimento e as mudanças que podem ocorrer através da educação e posteriormente da auto-educação.
Os fatores naturais são alguns elementos que constituem a personalidade. A partir daí, a cultura se faz presente através da família, da escola, dos amigos e de todo processo de interação. Os processos, através dos quais se forma a personalidade são chamados de interativos. Nesse ponto, a educação familiar e escolar é de suma importância.
Através da educação, desenvolvemos no educando traços que poderão ser de acordo com a sua individualidade e comuns a todas as pessoas. Os traços comuns são os aspectos da personalidade com relação aos quais as pessoas, numa determinada cultura podem ser comparadas. Os traços individuais são aqueles que distinguem uma pessoa da outra.
É preciso salientar também, que um traço psicologicamente considerado não é o mesmo que uma qualidade moral. Pode o traço coincidir ou não com algo bem definido convencionalmente. Em outras palavras: todo traço de caráter é de personalidade; nem todo traço de personalidade é de caráter. Podemos assim afirmar que a personalidade é, o que o indivíduo é, no momento presente.
Não importa discutir qual é o predominante, se são os fatores hereditários, próprios da pessoa, ou se os adquiridos e desenvolvidos através do ambiente. O importante é saber que uma parte da personalidade se desenvolve e se forma através da educação. A satisfação das necessidades naturais e segurança emocional são necessárias para o desabrochar da personalidade sadia.
De acordo com os primeiros pesquisadores da chamada era moderna, os termos caráter e personalidade foram definidos de várias formas. Uns colocaram que a personalidade já vinha pronta no indivíduo, outros como algo que se desenvolve através do ambiente. Alguns chamaram de caráter o que hoje sabemos que é a personalidade e outros, chamaram de personalidade o que sabemos ser o caráter.
Todos os pesquisadores estavam certos em suas teorias, menos em suas conclusões.
A realidade está em unir as duas teorias e ligar os conceitos dos antigos filósofos, ou seja: a personalidade é o conjunto de modos de ser, perceber, sentir, pensar e agir de cada pessoa o que inclui o caráter e o temperamento.
O conceito de indivíduo acentua a singularidade e indivisibilidade das características psicológicas de cada pessoa, ou seja, as diferenças individuais. A individualidade se refere a uma única configuração e integração que chamamos de caráter no qual está inserido o temperamento, enquanto que a personalidade identifica as características gerais do indivíduo.
Etimologicamente, a palavra caráter significa o conjunto das características que individualizam uma pessoa, ou seja, a forma como se distingue dos demais. Neste sentido, cada um tem seu próprio caráter e seu próprio temperamento, portanto, a marca pessoal de alguém.
Unindo todas as teorias e pesquisas chegamos à conclusão definitiva que, a personalidade é o resultado do que é próprio do indivíduo ou seja, o caráter e o temperamento, mais o que é determinado pelo ambiente.
A personalidade engloba o modo como todos esses aspectos se integram, se organizam, conferindo peculiaridade e singularidade ao indivíduo.
O estudo da personalidade deve ser compreendido nos seguintes aspectos: o que existe em comum em todas as pessoas; o que existe no seu aspecto único e próprio; e por último, o desenvolvimento de tudo isso, e o que é aprendido através da educação.
Na filosofia antiga, a personalidade era comparada a uma árvore, definindo que a mesma, assim como esta, se desenvolve diversamente sob diferentes condições de ambiente. Assim, a personalidade além dos seus aspectos próprios tem no seu desenvolvimento a influência do ambiente. Dessa forma podemos considerar a personalidade como algo dinâmico, ou seja, que está sempre em movimento. Portanto, uma pessoa pode desenvolver e aperfeiçoar sua personalidade em todas as etapas da sua vida. Isso quer dizer que a estrutura da personalidade está relacionada com as vivências concretas do indivíduo no seu meio.
Esta relação dá a dinâmica da personalidade, fornece o caminho para compreender seu desenvolvimento e as mudanças que podem ocorrer através da educação e posteriormente da auto-educação.
Os fatores naturais são alguns elementos que constituem a personalidade. A partir daí, a cultura se faz presente através da família, da escola, dos amigos e de todo processo de interação. Os processos, através dos quais se forma a personalidade são chamados de interativos. Nesse ponto, a educação familiar e escolar é de suma importância.
Através da educação, desenvolvemos no educando traços que poderão ser de acordo com a sua individualidade e comuns a todas as pessoas. Os traços comuns são os aspectos da personalidade com relação aos quais as pessoas, numa determinada cultura podem ser comparadas. Os traços individuais são aqueles que distinguem uma pessoa da outra.
É preciso salientar também, que um traço psicologicamente considerado não é o mesmo que uma qualidade moral. Pode o traço coincidir ou não com algo bem definido convencionalmente. Em outras palavras: todo traço de caráter é de personalidade; nem todo traço de personalidade é de caráter. Podemos assim afirmar que a personalidade é, o que o indivíduo é, no momento presente.
Não importa discutir qual é o predominante, se são os fatores hereditários, próprios da pessoa, ou se os adquiridos e desenvolvidos através do ambiente. O importante é saber que uma parte da personalidade se desenvolve e se forma através da educação. A satisfação das necessidades naturais e segurança emocional são necessárias para o desabrochar da personalidade sadia.
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