Alto ROM: foco, comunicação, aliados e inimigos



Como todos os índices em negócios, o ROM é maximizado pelo aumento no numerador (liberação de energia organizacional produtiva) e pela redução no denominador (investimento de tem­po e atenção gerencial). É hora de pôr em prática o sermão. Seu tempo é valioso e nesta altura já deixamos claro nosso principal ponto: o retorno sobre a gestão é função do foco e da comuni­cação gerencial.

A energia dos empregados da organização torna-se mais pro­dutiva quando todos compreendem com nitidez a estratégia da organização. Assegurar essa compreensão é responsabilidade dos gerentes, que devem recorrer às palavras e à ação para comuni­car o que as pessoas devem fazer - e o que não devem fazer. Inevitavelmente, forças persistentes e insidiosas atuarão contra o ROM. Mas essas forças - geralmente ancoradas em boas in­tenções - podem e devem ser combatidas. Esse é o trabalho mais importante dos gerentes.

Talvez seja excesso de otimismo pretender mudanças organizacionais que convertam toda a energia despendida em energia produtiva - redundando numa situação em que as pes­soas gastem o tempo apenas em iniciativas alinhadas com os imperativos estratégicos. Mas não é irrealista sugerir que a mai­oria das empresas será capaz de melhorar significativamente o ROM se aplicar os cinco testes secos aqui expostos. O tempo dos gerentes não se tornaria mais escasso, apenas seria consumi­do com mais sabedoria. E talvez algum dia os gerentes narrem muito menos histórias de estratégias que não deram certo.

Retorno sobre a gestão (ROM):

Visão geral

Liberação de energia organizacional produtiva / Investimento de tempo e atenção gerencial

Há muito tempo, os gerentes utilizam índices-chave para ava­liar o retorno sobre recursos financeiros, como ativos, patrimônio líquido e capital empregado. O retorno sobre a gestão (ROM) des­tina-se a adotar os mesmos procedimentos com relação aos recur­sos mais escassos das organizações - o tempo e a atenção dos gerentes. O ROM mensura a eficácia com que os gerentes assegu­ram a concentração deles próprios e dos empregados na implementação da estratégia. Como seus primos - o ROCE (re­torno sobre o capital empregado), o ROA e outros semelhantes­o ROM é maximizado quando o denominador aumenta e o deno­minador diminui ou, conforme descrito abaixo, quando os aliados são muitos e os inimigos, poucos.

Aliados do alto ROM

1. Há clareza sobre os clientes, os projetos, os investimentos ou as atividades que estão além das fronteiras estratégicas da organização .

2. A seleção das variáveis críticas de desempenho tem um ob­jetivo exclusivo - fazer com que todos olhem sobre os om­bros, a fim de assegurar que a estratégia não fracassará.

3. Os gerentes conhecem de cor os principais indicadores de diagnóstico - nunca mais do que sete.

4. Os processos e burocracias gerenciais existem apenas en­quanto agregarem valor aos resultados finais.

5. Os empregados sabem o que provoca insônia no chefe à noite e se concentram nesses fatores durante todo o dia.

Inimigos do alto ROM

1. A empresa tem uma estratégia do tipo "o céu é o limite", induzida por declarações de missão vagas ou excessivamen­te amplas.

2. Prevalecem variáveis de desempenho "politicamente corre­tas" ou indevidamente escrupulosas, cuja orientação é não excluir ou ofender quaisquer detentores de interesses na or­ganização.

3. As pessoas não têm convicção de suas responsabilidades, ou se deparam com tantos indicadores que acabam sobre­carregadas.

4. Os sistemas de planejamento, orçamento e controle têm via própria.

5. Os empregados têm pouca ou nenhuma consciência das prioridades da alta administração.

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