Afetividade: qual a diferença de amar e gostar?



Afetividade não é um sentimento, mas a capacidade de sentir que envolve todos os sentimentos, tanto os bons quanto os ruins. Assim, a educação deve orientar a criança para o de­senvolvimento da afetividade positiva, que são os sentimen­tos que constroem o relacionamento harmonioso.

A criança segue os modelos que são passados a ela pelo ambiente em que vive, e isso também se aplica à educação afetiva. Portanto, é na família que os filhos iniciam o seu aprendizado sobre o sig­nificado do amor e do amar.

As famílias onde predomina o amor e o amar são com­postas de pessoas felizes, em que o convívio é agradável e proveitoso. Fazer parte de uma família assim, significa ter prazer no convívio com os familiares, onde todos se ajudam mutuamente.

As pessoas que crescem em um ambiente familiar de amor, diálogo e solidariedade sentem e procuram a convi­vência social fora de casa, mas é no conjunto familiar que encontram o maior prazer de convivência.
Muitos estudiosos definiram que a criança aprende a amar, quando é amada. Esse conceito não é verdadeiro, pois a crian­ça aprende a amar, quando vive em um ambiente em que as pessoas se amam. Por isso se diz "a criança não aprende a amar sendo amada, mas ao perceber que as pessoas se amam".
Amar é próprio do ser humano. Saber amar é próprio de quem conviveu em um ambiente de carinho e amor.

Amor é todo sentimento agradável de aceitação em re­lação a algo ou alguém; é a razão de ser da existência huma­na e da existência do mundo. É definido como a base de toda harmonia humana e é marcado pela identificação mú­tua entre as pessoas. O amar, como característica principal da manifestação do amor, leva a pessoa a propiciar a outra, tudo o que gostaria de receber de agradável.

Muitos confundem amar com gostar, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra, a não ser no processo de interação. O gostar envolve a satisfação dos cinco sentidos que são: visão, audição, paladar, tato e olfato. Quando se sente satisfação, prazer ou alegria em olhar para alguém, ouvir alguém, tocar em alguém, cheirar alguém ou sentir o gosto de algo, isso é gostar. Quando se sente prazer, satisfa­ção ou alegria em fazer alguém feliz, ou com a felicidade de alguém, isso é amar.

É bom salientar que o amor é o sentimento agradável de aceitação que se sente por algo ou alguém e o amar, é a manifestação do amor, é quando se sente prazer, satisfação ou alegria em fazer algo para que o outro seja feliz. Amor é sentimento, amar é a ação que identifica o amor. Em relação ao gostar, é importante lembrar que nenhu­ma pessoa tem a obrigação de gostar da outra, nem mesmo os pais para com os filhos ou os filhos para com os pais. Por isso, toda pessoa deve ter em mente que, para que alguém goste dela, deve ser agradável e se fazer gostar.

Portanto, o amor se desenvolve e as pessoas aprendem a amar, crescendo no seio de famílias onde por princípio exista o amor entre o casal e que se amem.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com