Educar para vida - orientar a criança com disciplina e organização



Muitos pais querem educa os filhos de acordo com os seus antigos padrões e o que é pior limitando-os da sua autonomia e auto-responsabilidade. Educar para a vida, é orientar a criança para uma vida de liberdade, com disciplina e organização. Para isso, nã se pode criar retraimentos e deve valorizar a sua identidade como pessoa.

O ser humano, para dominar e superar as situações adversas da vida, deve estar capacitado psicológica e emocio nalmente, e isso vem da educação. Para isso, a educação deve mostrar ao educando, que em todo o transcurso da sua vida, irá encontrar problemas, dificuldades e adversidades, ma ao mesmo tempo deve fazê-lo ver que, com sua força interi or poderá superá-las e assim manter o seu bem-estar.
O ideal da educação é formar a criança para que e1a, seja otimista, tenha um autoconceito positivo, acredite na vida e no seu sucesso; tenha bem definida uma visão do futuro, e se proponha à ação conquistadora que se desenvolve pela força de vontade.

O otimismo como o pessimismo, é um hábito de interpretação dos fatos e é um resultado da educação. Pais oil mistas formam filhos otimistas e pais pessimistas criam filhos pessimistas.
Quando ocorre um acontecimento, existem duas for­mas de interpretá-lo: observando o lado bom do mesmo, ou o lado ruim, formando uma visão própria da realidade. No primeiro caso são os otimistas e no segundo os pessimistas.

As principais características do otimista é a esperança e o bom humor, enquanto que no pessimista é de lamentação e mau humor.

Os pais que formam filhos otimistas são aqueles que são cheios de esperança, sempre percebendo as possibilida­des de uma vida melhor, e assim transmitem alegria e bom humor. Os pais pessimistas são aqueles que estão permanen­temente se queixando ou lamentando alguma coisa, como: do tempo, da situação econômica, da má sorte, da rudez do trabalho, de alguma dor ou doenças. Assim estão sempre colocando a culpa em algo ou alguém pelos seus infortúnios ou deficiências, e no lugar de reagir se tornam pessoas tris­tes e mal humoradas.

O autoconceito positivo é desenvolvido pela educação otimista em relação ao filho, através da qual os pais lhe en­sinam o desenvolvimento da inteligência intrapessoal, onde a criança desenvolve um conceito positivo de si própria.

Para a criança desenvolver um autoconceito positivo, deve ser estimulada a acreditar que é capaz, que tem condi­ções e possibilidades para superar as dificuldades e realizar seus objetivos. Com estas convicções, ela cria um estado psi­cológico de autoconfiança, segurança, estabilidade, defini­ção, tranqüilidade, serenidade, autonomia, desenvolvendo assim o poder de tomar decisões. Deve também ser estimulada a acreditar nos seus valo­res, em suas virtudes e qualidades, criando um estado de autovalorização e de auto-estima.

Por fim, a criança deve ser orientada para acreditar que tem força, vigor e potencialidades. Estas convicções desenvolvem um estado psicológico de potencialização para enfrentar dificuldades e de resis­tência às adversidades.

Assim, com o otimismo, a criança passa a ver a vida de uma forma mais agradável e promissora. Com o autoconceito positivo, ela passa a acreditar mais em si mesma, e nas suas possibilidades de chegar ao sucesso e à realização. Assim preparada, sabe que dependem muito mais dela mesma os resultados da sua vida e do seu futuro.





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