Remorso: consciência dolorosa



Quando você se sente mal por ter cometido um erro ou "pisa­do na bola" com alguém (tanto de propósito como sem querer), sua consciência gera uma dolorosa emoção chamada remorso. Na maior parte do tempo, o remorso nos ajuda a "andar na linha", ou seja, passamos a tentar nos comportar de uma forma correta e sin­cera para evitar ser vítima dessa emoção tão desagradável.

A melhor maneira de você evitar o remorso, portanto, é fazer tudo o que puder para seguir as regras, tanto em casa quanto na escola. Se, porém, acabar cometendo um erro ou se esquecer de uma determinada regra de vez em quando, não seja rígida demais consigo mesma. Peça desculpas pelo que fez, conserte o que que­brou ou limpe o que sujou, e prometa a si mesma que não repetirá o deslize. Aprender com os próprios erros é um dos caminhos que levam à maturidade. Afmal de contas, ninguém nasceu sabendo tudo!

Às vezes, contudo, o sentimento de remorso se toma insu­portável. Certas pessoas sofrem de remorsos que nada têm a ver com deixar cair molho de macarrão, acidentalmente, naquela to­alha de linho branco de que sua mãe tanto gosta. Essas pessoas sentem remorso o tempo todo, um sentimento de culpa que faz parecer que há algo de errado com elas.

Com muita freqüência, uma criança maltratada durante a in­fância cresce e se transforma em um adulto que se considera uma pessoa que "não presta", que merece ser castigada. Esses inten­sos sentimentos de remorso, geralmente, requerem cuidados profissionais.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com