De onde vêm as emoções?



Os cientistas que estudam as emoções e a personalidade per­tencem a diversas áreas acadêmicas, como a medicina, a psicologia e a sociologia. Esses especialistas muitas vezes discordam sobre a origem dos sentimentos e da personalidade; suas opiniões cons­tituem quatro diferentes escolas de pensamento:

A primeira escola de pensamento é chamada "psicologia cognitiva". Para esses psicólogos, os sentimentos se originam dos pensamentos e crenças das pessoas. A teoria deles é que emoções como a depressão são causadas por pensamentos negativos.
Eles orientam as pessoas para que se concentrem em pensamen­tos mais positivos a fim de se sentir mais felizes.

A segunda escola, a "neuropsiquiatria", focaliza mais as funções orgânicas como as hormonais e a química cerebral. Acreditam que o que comemos, o quanto e como dormimos, o que bebemos e os exercícios que fazemos detenninam nossos estados emocionais. Dessa forma, se dormirmos o suficiente, se nos alimentarmos de forma sau­dável e se fizermos exercícios vamos nos sentir mais felizes.

Há ainda outros cientistas cuja opinião é que nossos padrões emocionais são influenciados por nossa família, por meio da here­ditariedade genética. Essa é a "teoria da natureza". Eles acham que herdamos geneticamente certos traços emocionais como a depres­são ou a ansiedade. Essa teoria é, em parte, comprovada por estudos que demonstram que a depressão e certas doenças mentais costumam aparecer em famílias ou em gêmeos.

A quarta escola de pensamento conclui que aprendemos nos­sas respostas emocionais observando como nossos pais reagem a determinadas situações (por exemplo, adotando o hábito de nossa mãe de ficar nervosa em lugares tumultuados). Essa é a chamada "modelagem" ou "teoria da cultura" (cultura significando a "for­ma como somos criados por nossos pais"). Os cientistas vêm discutindo há anos se é a natureza ou a cultura que desempenha o papel mais importante na constituição de nossa estrutura psíquica.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com