Como lidar com as emoções da vida




Por que minhas emoções estão mudando?

"Antigamente eu vivia contente o tempo todo, mas ultimamente parece que meu irmão e certos garotos da escola conseguem realmente me enervar. Não sei por quê. Talvez eles tenham ficado diferentes, ou vai ver que fui eu que mudei. Seja qual for o motivo, a verdade é que agora as coisas são mais difíceis".

- Nicole Adams, 13 anos, Carlsbad, Califórnia



Você reparou que quanto mais se aproxima da adolescência, mais se toma sensível às emoções? Saiba que esse é um dos sinais de que o processo da puberdade está prestes a se iniciar. Lembra-se de que, no capítulo um, falamos daqueles cientistas que afirmam que os hormônios são os responsáveis por nossos estados emocionais? Pois bem, muitas dessas suas emoções confusas são influenciadas pelas alterações físicas que ocorrem durante a adolescência.

À medida que seu organismo se prepara para a menstruação e o eventual nascimento de um bebê, seus órgãos internos precisam produzir substâncias denominadas hormônios. Você obterá adiante mais informações a respeito de como os hormônios influenciam as emoções. Mas, por enquanto, não é um alívio saber que as alterações químicas de seu organismo são um dos motivos por que você fica muito mais irritada agora com as ranhetices de sua irmã? Quando seu organismo se acostumar a essas alterações hormonais, suas emoções também vão se estabilizar. E, para piorar as coisas, seu irmão mais novo fica chamando você de chata!
 

O turbilhão de transformações pelo qual você está passando provoca uma ampla variedade de emoções a cada dia. Na segunda-feira você se sente entediada; na terça fica rindo à toa como uma boba; na quarta parece uma pilha de nervos, e na quinta está novamente achando tudo maçante.  

As Flutuações de Humor

Essas emoções que vivem mudando de uma hora para outra são chamadas "flutuações de humor". Esse fenômeno é perfeitamente normal durante a puberdade, principalmente no decorrer de eventos estressantes como brigas em família, provas finais na escola ou mudança de casa.

Mesmo que suas emoções pareçam estar fora de controle, você precisa assumir a responsabilidade por suas ações. Se, por exemplo, tiver vontade de pegar os artigos de maquilagem de sua irmã e usá-los para pintar uma "obra de arte" na camiseta favorita dela, você terá em suas mãos a escolha de magoá-la ou não. E, se decidir fazer a opção mais agressiva e estragar a camiseta dela, você terá de enfrentar as conseqüências.

Por Favor ... Deixem-me em Paz!

À medida que vai ficando mais velha, você pode sentir vontade de se afastar um pouco de sua família e passar mais tempo sozinha ou com seus amigos. Muitas vezes você prefere ficar por aí com a turma, sem fazer nada, a dar um passeio no parque com seus pais e irmãos. Essa preferência é perfeitamente normal! O processo do crescimento humano passa por vários estágios.

A adolescência é um desses estágios repletos de fenômenos que preparam você para a idade adulta. Um desses fenômenos é chamado de separação-individuação o processo de se tomar uma pessoa auto-suficiente. Ao passar pela fase de separaçãoindividuação, você vai preferir ficar cada vez mais tempo longe de seus pais, o que a preparará para um dia sair de casa e viver sua própria vida. Embora esse processo possa às vezes parecer doloroso tanto para você quanto para seus pais - ele é vital! Se você não aprender a tomar suas próprias decisões, como vai poder se transformar em um adulto independente?

Há ocasiões em que você se sente no meio de um verdadeiro cabo-de-guerra - seus amigos puxando a corda de um lado e seus pais, de outro. Tanto uns quanto os outros exigem seu tempo e sua atenção. Em vez de ficar estressada com essas pressões, reserve uma parte de seu tempo para os amigos, outra para seus pais e outra para si mesma.

"Ah, Mamãe, Você me Mata de Vergonha!"

Outra novidade que pode surgir é você começar a se sentir constrangida em relação a seus pais e à forma como eles agem. Você não sabe onde enfiar a cara quando sua mãe tenta segurar sua mão na rua, na frente de todo mundo. Ou quando seu pai insiste em conhecer seus amigos do sexo masculino. Ou ainda por causa daquela vez em que sua mãe foi buscá-la na escola com a cabeça cheia de bob. Como ela teve coragem de fazer uma coisa dessas?

Esse constrangimento é outra parte perfeitamente normal do processo de se libertar da infância. Quando crianças, geralmente consideramos nossos pais seres super-humanos perfeitos. Ao se tomar um adulto independente, contudo, você começa a notar que seus pais não passam de pessoas normais, iguais a quaisquer outras - capazes de cometer erros como todo mundo.

Para minimizar esse constrangimento, lembre-se de que todos os garotos e garotas da escola também têm medo de que os pais sejam considerados ridículos ou esquisitos. A maioria das pessoas não vai julgar você com base em algo que seus pais façam ou deixem de fazer. E aqueles que rirem de seus pais estarão provando que não são seus amigos de verdade.

Assim, quando sentir vontade de criticar o vestido novo de sua mãe ou as preferências musicais de seu pai, resista à tentação e tente ficar de boca fechada. Você não quer que as pessoas respeitem aquilo de que você gosta e de que não gosta? Pois os adultos se sentem da mesma forma.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com