Auto-estima das meninas é menor do que de meninos, diz estudo



Pesquisadores da Universidade Harvard e da Universidade da Califórnia, Berkeley, e também da Associação Americana de Mulheres Universitárias (AAUW) dedicaram um bocado de aten­ção ao campo da auto-estima durante a década de 90. Eles estudaram, principalmente, as diferenças entre os níveis de auto­estima de garotos e garotas de diferentes idades.

Os pesquisadores concluíaram o que muitas mulheres já sus­peitavam há muito tempo: Em geral as meninas têm opiniões menos favoráveis sobre si mesmas do que os meninos. E, o que é ainda mais importante, esses estudio­sos descobriram uma relação entre a idade e a auto-estima. Até os doze ou treze anos, os meninos e as meninas apresentam ní­veis praticamente idênticos de saudável auto-estima quando as meninas estão prestes a entrar na adolescência, Bum! Sua auto-estima sofre uma queda em parafuso, ficando muito abaixo da dos meninos. Para a maioria das garotas, esse nível de auto­estima jamais retoma ao nível anterior.

Dos quatorze aos vinte e três anos, quase cinqüenta por cento das meninas apresentam quedas significativas em sua auto-estima. Somente vinte por cento das garotas dessa idade experimentam uma elevação da auto-estima. Segundo o relatório da Universidade da Califórnia, Berkeley, em uma pesquisa realizada em 1993, os me­ninos da mesma faixa etária apresentam alterações muito diferentes em relação a sua auto-estima: ela diminui para apenas vinte por cento deles, enquanto a respeitável marca dos trinta e três por cen­to conquista uma auto-estima mais elevada.

De acordo com observações da AAUW, em 1991 pôde-se comprovar esse desnível entre a auto-estima dos sexos mascu­lino e feminino pelas diferentes maneiras como meninos e meninas descrevem a si mesmos. Em comparação com os me­ninos da mesma idade, as garotas de nove a quinze anos têm muito mais probabilidade de declarar que não possuem o talen­to ou a inteligência necessários para atingir seus objetivos na vida. Duas vezes mais que as meninas, os garotos costumam citar seus próprios talentos como as características que mais apreciam em si mesmos. As garotas, em contrapartida, costu­mam apontar algum aspecto de sua aparência física como o que, em sua opinião, elas têm de melhor.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

8 comentários :

Anônimo disse... [Responder comentário]

A auto estima da mulher está ligada diretamente ao corpo, ser deseja por homens e invejada por mulheres. Nos 30 anos, isso acaba. Então vira um ser vazio e fútil que não tem mais a disposição sua maior arma: O corpo, o poder sexual
Por isso a tal crise dos 30.

Anônimo disse... [Responder comentário]

é claro que a auto estima das mulheres é menor que a dos homens é a gente que sofre com a mídia ti exigindo a perfeição enquanto os homens não lhe são cobrados!

Anônimo disse... [Responder comentário]

isso nao é novidade pra ninguem
mulheres sao fracas
e o mesmo acontece com o homem qnd se fala de poder aquisitivo e mulheres,se ele n tem um dos 2,mto provavelmente ele tera baixa auto estima

Anônimo disse... [Responder comentário]

Depende a mulher. Não vou virar um ser fútil e vazio só por gostar de estar bonita. Não vivo para o meu corpo igual algumas mulheres que a mídia taxa como padrão de beleza. O fato é, a maior parte dos homens não olham para mulher "feia", ou seja, fora do padrão desejado. Por isso nós, mulheres, além de buscar estar bonita para nós mesmas, buscamos estar bonita para nossos namorados e companheiros, afinal, sabemos que infelizmente, a aparência é tudo, seja em um relacionamento, seja em uma entrevista de emprego.

Em relação a querer ser invejada por outras mulheres, isso é coisa de mulher doente. Inveja não é bom, nem que seja pq a pessoa que inveja a gente, quer ser como a gente. Apesar de ter muitas mulheres fúteis, nem todas querem apenas chamar atenção.

Elizeu Timóteo Pereira disse... [Responder comentário]

Olá!

É verdade muitas mulheres se preocupam demasiadamente com o corpo, isso acaba as deixando muitas vezes mal.
Abraço.

Elizeu Timóteo Pereira disse... [Responder comentário]

Olá!

Concordo contigo. Mas aí que entra um fator fundamental para vivermos bem: temos que evitar as ideologias que são impostas pela sociedade, pois caso contrário, viveremos alienados para sempre e não teremos mais vida própria.

Abraço.

Elizeu Timóteo Pereira disse... [Responder comentário]

Olá!

Concordo que algumas mulheres são fracas, mas há homens que são mais fracos que mulheres!

Abraço.

Elizeu Timóteo Pereira disse... [Responder comentário]

Olá!

Parabéns pelo autoconhecimento que tem de si mesma. Não vale a pena seguir muitas das ideologias que a sociedade tenta impor. Acredito que é necessário agir sempre de forma ponderada com os excessos sejam eles quais forem. Só assim, conseguimos o ponto de equilíbrio para nossas vidas.

Obrigado pelo seu ótimo comentário, e volte sempre!

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com