O que é sistema de recompensas e incentivos



Uma empresa será produtiva se, além de selecionar de forma eficaz seus colabora­dores, os mantiver em seu quadro funcional por um período de tempo suficiente para recuperar e usufruir de todo o investimento feito, desde os investimentos com o pro­cesso de recrutamento e seleção até os programas de desenvolvimento profissional.

Para uma empresa funcionar dentro de certos padrões de operação, deve dispor de um sistema de recompensas, isto é, incentivos que cumpram a função de reter seus colaboradores produtivos e satisfeitos (CHIAVENATO, 2006).

Recompensas, de acordo com o dicionário Houaiss (2007), é sinônimo de paga­mento. Significando ainda, "pagamento que corresponde à promessa feita no sentido de retribuir àquele que conseguisse determinado resultado" ou, "presente com que se mostra reconhecimento por um obséquio": Incentivo é sinônimo de estímulo, aquilo que estimula, instigante, encorajador, portanto é algo flexível, variável como por exem­plo: participação nos resultados.

Programas de recompensas e incentivos não se referem exclusivamente a uma transação financeira. Ao contrário, podem e devem incluir condições físicas de traba­lho apropriadas, valorização profissional, políticas administrativas voltadas para o de­senvolvimento profissional etc.

É importante frisar que os autores têm posicionamentos diferentes quanto a estas terminologias e que neste capítulo ao se falar em recompensas estamos mencionando outros fatores além da compensação salarial. Remuneração, por sua vez, é o pacote fi­nanceiro pago aos colaboradores por um serviço prestado. A remuneração e os incen­tivos fazem parte de um sistema de recompensas com o qual a organização pode es­tabelecer contingências reforçadoras positivas com o intuito de estabelecer condições que favoreçam com que os colaboradores se comportem da forma esperada, além de propiciar q'ue os mesmos permaneçam na organização.

Conforme afirmaram Flannery, Hofrichter e Plantten (1997, apud Hanashiro 2008)

"A remuneração é uma das ferramentas mais eficazes de que dispomos atual­mente para motivar uma empresa em processo de mudança":

Poderíamos ampliar a frase dos autores e dizermos que não apenas a remunera­ção mas também os programas de recompensas e incentivos podem ser ferramentas eficazes para gerar produtividade e satisfação profissional.

De acordo com Hanashiro (2008) os incentivos são práticas antigas, o que aparece como novo é o seu uso como ferramenta de gestão flexível atrelada ao contexto e às prioridades de mudança organizacional. Para o autor, os planos de incentivos devem alinhar os interesses das pessoas e as medidas de sucesso organizacional. Observe o esquema a seguir:



Como podemos perceber, há uma relação de parceria e de dependência estabe­lecida entre empresa e colaborador. A empresa sinaliza quais são seus objetivos es­tratégicos e o que necessita para realizá-los. Por outro lado, o colaborador, envolve-se nesses objetivos e a recompensa é uma das variáveis que sustenta esta transação (HA­NASHIRO,2008).


"É apenas uma das variáveis porque o comportamento humano é complexo e seria simplificar a análise afirmar que o sistema de recompensas e incentivos é o único responsável pela manutenção do colaborador no ambiente de trabalho": 
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