Uma empresa será produtiva se, além de selecionar de forma eficaz seus colaboradores, os mantiver em seu quadro funcional por um período de tempo suficiente para recuperar e usufruir de todo o investimento feito, desde os investimentos com o processo de recrutamento e seleção até os programas de desenvolvimento profissional.
Para uma empresa funcionar dentro de certos padrões de operação, deve dispor de um sistema de recompensas, isto é, incentivos que cumpram a função de reter seus colaboradores produtivos e satisfeitos (CHIAVENATO, 2006).
Recompensas, de acordo com o dicionário Houaiss (2007), é sinônimo de pagamento. Significando ainda, "pagamento que corresponde à promessa feita no sentido de retribuir àquele que conseguisse determinado resultado" ou, "presente com que se mostra reconhecimento por um obséquio": Incentivo é sinônimo de estímulo, aquilo que estimula, instigante, encorajador, portanto é algo flexível, variável como por exemplo: participação nos resultados.
Programas de recompensas e incentivos não se referem exclusivamente a uma transação financeira. Ao contrário, podem e devem incluir condições físicas de trabalho apropriadas, valorização profissional, políticas administrativas voltadas para o desenvolvimento profissional etc.
É importante frisar que os autores têm posicionamentos diferentes quanto a estas terminologias e que neste capítulo ao se falar em recompensas estamos mencionando outros fatores além da compensação salarial. Remuneração, por sua vez, é o pacote financeiro pago aos colaboradores por um serviço prestado. A remuneração e os incentivos fazem parte de um sistema de recompensas com o qual a organização pode estabelecer contingências reforçadoras positivas com o intuito de estabelecer condições que favoreçam com que os colaboradores se comportem da forma esperada, além de propiciar q'ue os mesmos permaneçam na organização.
Conforme afirmaram Flannery, Hofrichter e Plantten (1997, apud Hanashiro 2008)
"A remuneração é uma das ferramentas mais eficazes de que dispomos atualmente para motivar uma empresa em processo de mudança":
Poderíamos ampliar a frase dos autores e dizermos que não apenas a remuneração mas também os programas de recompensas e incentivos podem ser ferramentas eficazes para gerar produtividade e satisfação profissional.
De acordo com Hanashiro (2008) os incentivos são práticas antigas, o que aparece como novo é o seu uso como ferramenta de gestão flexível atrelada ao contexto e às prioridades de mudança organizacional. Para o autor, os planos de incentivos devem alinhar os interesses das pessoas e as medidas de sucesso organizacional. Observe o esquema a seguir:
Como podemos perceber, há uma relação de parceria e de dependência estabelecida entre empresa e colaborador. A empresa sinaliza quais são seus objetivos estratégicos e o que necessita para realizá-los. Por outro lado, o colaborador, envolve-se nesses objetivos e a recompensa é uma das variáveis que sustenta esta transação (HANASHIRO,2008).
"É apenas uma das variáveis porque o comportamento humano é complexo e seria simplificar a análise afirmar que o sistema de recompensas e incentivos é o único responsável pela manutenção do colaborador no ambiente de trabalho":
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