Qual objetivo da gestão do comportamento nas organizações



A área de Gestão de Pessoas é uma área interdisciplinar, pois envolve diretamente conhecimentos de Gestão do Comportamento em Organizações, Administração, So­ciologia, Direito do Trabalho, Medicina do Trabalho entre outras. Sendo assim, a área envolve uma multiplicidade enorme de conhecimentos. De acordo com Chiavenato (2006) para gerir esta área temos diversas técnicas: algumas voltadas à obtenção de dados, enquanto outras são direcionadas para a tomada de decisão. Por exemplo, quando falamos em incentivos e recompensas, as atividades de avaliação de cargos e análise de mercado de salários são técnicas que visam produzir dados para que se possam tomar decisões para a determinação dos salários em uma organização.

Como o objetivo deste capítulo é discutir os aspectos comporta mentais envolvi­dos na retenção de colaboradores nas organizações por intermédio de programas de incentivos e recompensas, um ponto que não se pode esquecer é que a área de Gestão do Comportamento em Organizações é uma área contingencial ou situacional. Uma contingência é uma relação "se ... então" ou seja, o comportamento esperado por um colaborador em uma empresa depende da situação organizacional que ele vivencia, como por exemplo: políticas administrativas, condições físicas de trabalho etc. Chia­venato (2006) aponta que o caráter contingencial ou situacional deixa claro que a área não pode ser compreendida por técnicas rígidas e imutáveis, e sim flexíveis e adaptá­veis, sujeitas a um desenvolvimento dinâmico.

Deve-se compreender então que as políticas de recursos humanos são maneiras pelas quais as organizações pretendem gerenciar as situações que envolvem seus parceiros e por intermédio deles atingir a missão da empresa. As políticas, então, variam de empresa para empresa de acordo com a filosofia e necessidades vigentes (CHIAVENATO, 2006).

A gestão do comportamento nas organizações tem como principal foco planejar, desenvolver, implantar e acompanhar políticas capazes de estabelecerem contingên­cias de trabalho que favoreçam a ocorrência de comportamentos produtivos atrelados à satisfação e qualidade de vida no trabalho, pois sabemos que produtividade é con­sequência de satisfação com o trabalho executado.

Vejamos as principais políticas de recursos humanos no Quadro 1.





Diante do exposto, deve-se compreender que a área de Gestão do Comportamen­to em Organizações é extremamente sensível à cultura organizacional e influenciada diretamente pelas contingências ou situações do contexto ambiental, do negócio da organização, das políticas e diretrizes vigentes, de suas funções e processos organiza­cionais. Sendo assim...


O sucesso das ações da área de gestão de pessoas depende do envolvimento das lideranças no processo e do respeito e cumprimento das políticas estabelecidos.




Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com