Diabesidade: o que é, e como evitar?



Jejuar rende um belo mau humor. E não se trata de mera reação emo­cional, como costumam pensar os que vivem de dieta. "Ficar sem comer faz cair o triptofano, ami­noácido envolvido na produção de serotoni­na. Isso altera o âni­mo", explica Francisco Guimarães, professor de psicofarmacologia da Faculdade de Medicina de Ri­beirão Preto, no interior paulista.
Cientistas do Centro de Pesquisas Biomédicas de Pennington, nos Es­tados Unidos, constataram essa re­lação por meio de entrevistas individuais com 16 voluntários - oito homens e oito mulheres. Após passarem 22 dias alternan­do com outro de banquete, os níveis de irritação su­biram pra valer nos períodos de privação. Não valeu nem o sacrifício - o emagre­cimento, em média, foi de míseros 2,5% do peso corporal total.

Água, chás, bebidas diet e chicletes sem açucar foram os únicos ítens permitidos durante a restrição alimentar.


Cada vez mais os médicos usam essa palavra para definir um problema que cresce em pro­porções epidêmicas. Diabesidade é a as­sociação de diabete (glicernia elevada no sangue) com obesidade (particularmen­te a abdominal). Fatores genéticos inter­ferem mas, basicamente, esta é a se­qüência que leva ao mal:

1. Ganho de peso.

2. Resistência à insulina (dificulda­de para o hormônio levar a glicose do sangue para as células).

3. Elevação da produção de insulina para compensar a resistência.

4. Sobrecarga para o pân­creas (que produz a insulina).

5. Produ­ção insuficiente de insulina e apareci­mento do diabete. Conseqüências: pro­blemas nos olhos, nos rins, nos nervos e, principalmente, infarto do miocárdio e derrame cerebral. Como evitar a diabe­sidade? Prevenindo a obesidade. Dá pa­ra fazer isso? Dá! Lagoa dos Três Cantos, no Rio Grande do Sul, tem 60% de adultos com excesso de peso. Levamos para lá a filosofia do nosso programa de emagrecimento via inter­net (site emagrecendo.com.br). Em seis meses, 500 pessoas emagreceram 5 to­neladas! Esse é apenas um exemplo de que é possível deter a epidemia de diabesidade .


Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com