A importância da música na educação



Para a autora Vera Lúcia Bréscia, a musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical favorece o desenvolvimento da sensibilidade, criativídade, imaginação, memória, concentração, atenção" autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetivídade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. O que pode e deve ser vívenciado não só na escola, que por força de lei, trabalha a música como arte, mas também no cotidiano da família.
A escola tem como missão fundamental preparar os jovens para o futuro, para a vida adulta e suas responsabilidades. Mas ela pode parecer aos alunos como um remédio amargo que precisam engolir para assegurar, num futuro bastante indeterminado, uma felicidade bastante incerta. Então, neste universo de dúvidas e incertezas, a música pode contribuir para tornar esse ambiente mais alegre e favorável à aprendizagem. Afinal, segundo Georges Snyders, propiciar u.ma alegria - que seja vivida no presente - é a dimensão essencial da pedagogia, e é preciso que os esforços dos alunos sejam estimulados, compensados e recompensados por uma alegria que possa ser vivida no momento presente.

Além de contribuir para deixar o ambiente escolar mais alegre, a música também pode ser usada como um recurso no aprendizado de diversas disciplinas.

O educador pode selecionar músicas que falem do conteúdo a ser trabalhado em sua área, isso vai tornar a aula dinâmica, atrativa, e vai ajudar a recordar as informações. Além disso, a música deve ser estudada como matéria em si, como linguagem artística, forma de expressão e um bem cultural.

A escola deve ampliar o conhecimento musical do aluno, oportunizando a convivência com os diferentes gêneros, apresentando novos estilos, proporcionando uma análise reflexiva do que lhe é apresentado, permitindo que o aluno se torne mais crítico.

As atividades musicais realizadas na escola não visam a formação de músicos, e sim - por meio da vivência e compreensão da linguagem musical - propiciar a abertura de canais sensoriais, que facilitam a expressão de emoções e ampliam a cultura geral, contribuindo para a formação integral do ser. A música pode melhorar o desempenho e a concentração, além de ter um impacto positivo na aprendizagem de matemática, leitura e outras habilidades linguísticas nas crianças.

Além de toda a gama de possibilidades, as atividades de musicalização também favorecem a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais. Pelo seu caráter lúdico e de livre expressão, não apresentam pressões nem cobranças de resultados. São uma forma de aliviar e relaxar a criança, auxiliando na desinibição, contribuindo para o envolvimento social, despertando noções de respeito e consideração.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com