Como pensar direito?



Por que aceitar o valor de pensar direito?

O professor David J. Schwartz, da Geórgia State University, afirmou:"No que diz respeito ao suces­so, as pessoas não são medidas em metros ou quilos ou diplomas ou histórico familiar; elas são medidas segundo a dimensão do seu pensamento": Vale a pena fazer o esforço necessário para pensar melhor, porque o modo como você pensa realmente tem impacto em todos os aspectos da sua vida. Pensar direito melhora a vida.

Pensar direito cria a base dos bons resultados:

Em O homem é aquilo que ele pensa (1988), James Allen, filósofo do espírito humano, escreveu que:

Bons pensamentos e boas ações nunca podem produzir maus resultados; maus pensamentos e ações nunca podem produzir bons resultados. Isso significa que do milho só nasce milho, das urtigas só nascem urtigas. Os homens entendem essa lei no mundo natural e lidam com ela; mas poucos a entendem no plano mental e moral (embora ela opere também nesse plano de maneira tão simples e inequívoca como no outro) e, por isso, não cooperam com ela (ALLEN, 1988).

Pode parecer óbvio que a qualidade do pensamento das pessoas acarreta a qualidade dos resul­tados que elas produzem.

Porém, uma das razões pelas quais as pessoas não realizam seus sonhos é que desejam mudar resultados sem mudar o modo como pensam. Mas isso nunca funciona. Se você espera colher milho quando planta urtigas, não obtém milho - não importa quanto tempo passou regando, fertilizando ou cultivando as suas plantas. Se você não gosta da colheita que está obtendo, deve mudar a semente que está plantando! Você quer realizar coisas? Então plante a "semente" do pensamento correto.

O pensamento correto aumenta o seu potencial!

O escritor James Allen (1988) acredita que "você se torna tão pequeno quanto o seu desejo de controle, tão grande quanto a sua aspiração dominante": Ou, para parafrasear as palavras do Rei Salo­mão, o mais sábio rei da antiguidade "assim como as pessoas pensam em seus corações, assim elas são":
Se o seu pensamento modela o seu modo de ser, daí decorre naturalmente que seu potencial é deter­minado pelo seu pensamento.

Em As 21 irrefutáveis leis da liderança, o consultor de empresas John C. Maxwell (2007) fala a res­peito da "Lei do Teto"; que diz o seguinte: "a aptidão para a liderança determina o nível de eficácia da pessoa": Em outras palavras, em qualquer tarefa que você realizar com outras pessoas, a sua liderança é o teto. Se você é um líder medíocre, o seu teto é baixo. Se você é um grande líder, o seu teto é alto. Creio que o pensamento tem um impacto semelhante na sua vida. O seu pensamento é o teto do seu potencial. Se você é um excelente pensador, então tem excelente potencial.

Colocar em prática o seu potencial tem o progresso como conseqüência e freqüentemente o progresso está apenas a uma boa idéia de distância. Isso com certeza vale para Sam Walton, o fundador da Wall Mart. Ele explica: "acho que, em toda a minha vida, o que mais ouvi foi que uma cidade com menos de 50.000 habitantes não agüenta uma loja de departamentos por muito tempo": Mas Walton não pensava como os seus concorrentes e por essa razão seu potencial era maior. Enquanto outros comerciantes seguiam o pensamento popular, Walton pensava por si e tomava o próprio rumo. Isso lhe deu um retorno admirável. Hoje, a Wall Mart é a maior rede de varejo do mundo e emprega mais de um milhão de pessoas.
 
Todas as semanas mais de 100 milhões de clientes visitam as lojas da Wall Mart. Que tal esse po­tencial? Não é de admirar que Jack Welch, o antigo presidente da General Electric, tenha dito: "o herói é aquele que tem idéias':

O maior empecilho para o sucesso futuro de muitas pessoas é o modo como elas pensam hoje. Se seu pensamento é limitado, seu potencial também é. Mas quando as pessoas conseguem continuar cres­cendo no pensamento, elas vão além daquilo que estão fazendo. E seu potencial sempre é excepcional.

O pensamento correto produz mais pensamento correto:

Acerca de se fazer do pensamento correto um hábito, Albert Einstein observou: "os problemas que enfrentamos hoje não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos": Olhe em volta e verá que isso é verdade. O mundo fica cada vez mais complicado. Isso o desencoraja? Não deveria.

O hábito de pensar de forma adequada:

A boa notícia é que, não importa quão complicada a vida se torne ou quão difíceis os problemas possam parecer, pensar corretamente pode fazer a diferença - se você fizer disso uma parte constante da sua vida. Quanto mais se dedicar a pensar direito, mais os pensamentos corretos chegarão até você. O sucesso ocorre para aqueles que habitualmente fazem coisas que as pessoas mal sucedidas não fa­zem. A realização vem do hábito de pensar direito. Quanto mais você se dedicar a pensar direito, mais excelentes pensamentos continuará tendo. É como criar um exército infinito de idéias capaz de realizar quase qualquer coisa. Como disse o dramaturgo Victor Hugo "pode-se resistir a uma invasão de exérci­tos, mas não a uma invasão de idéias":

Todos os anos, John C. Maxwell, consultor de empresas, conversa com dezenas de milhares de pessoas a respeito de liderança, realizando trabalho em equipe e crescimento pessoal. Ele descobriu que muitas delas acreditam que pensar direito é tão complicado que está além do seu alcance. Mas, na verdade, é um processo muito simples. Cada pessoa tem potencial para tornar-se um bom pensador. Ele observou que:

•• as pessoas mal-sucedidas concentram o pensamento na sobrevivência;

•• as pessoas medianas concentram o pensamento na manutenção;

•• as pessoas bem-sucedidas concentram o pensamento no progresso.

Uma mudança de pensamento pode ajudá-lo a mudar da sobrevivência ou da manutenção para o progresso verdadeiro. Para você conseguir alguma coisa, 95% é saber o que quer, e depois pagar o preço necessário para obtê-lo.

Pensar direito é assim. Você precisa de todas as "peças" do pensamento para tornar-se o tipo de pessoa capaz de realizar grandes coisas. Essas peças incluem as seguintes aptidões:

a) adquirir a sabedoria de pensar macro;

b) liberar o potencial do pensamento focalizado;

c) descobrir a alegria do pensamento criativo;

d) reconhecer a importância do pensamento realista;

e) libertar a força do pensamento estratégico;

f) sentir a energia do pensamento aberto às possibilidades;

g) aprender as lições do pensamento reflexivo;

h) questionar a aceitação do pensamento popular;

i) encorajar a participação do pensamento compartilhado;

j) experimentar a satisfação do pensamento altruísta;

l) valorizar o retorno do pensamento voltado para o resultado.

Você poderá gostar também:

Aprenda a lidar com seu temperamento
Sucesso e fracasso são temporários: o que permanece é a competência
Interesse por cuidar e motivar pessoas é decisivo para a carreira bem sucedida
Mudança e escolhas
Você faz a diferença?

















 
 

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com