O que é, e como surgem as emoções?



 O que é emoção?

Emoção é um estado anímico da mente caracterizado por um conjunto de pensamentos, sen­timentos e disposição para a ação expressas em um conjunto de manifestações corporais correspon­dentes.
Frente às diferentes situações apresentadas pela vida, existem inúmeros estados emocionais pos­síveis que podem corresponder a um estado emocional personalizado. As emoções mais complexas são formadas por uma mescla de emoções básicas. As emoções básicas são aquelas naturalmente apre­sentadas desde o início da vida como respostas mais ou menos programadas geneticamente e que se manifestam por meio de expressões faciais e corporais encontradas universalmente, cada uma apresen­tando uma gama de variações de intensidade, conforme abaixo:

Amor - simpatia, camaradagem e amizade.

Surpresa - susto, espanto e estupefação.

Repulsa - evitação, rejeição e aversão.

Vergonha - constrangimento e timidez.

Medo - temor, horror, terror e pânico.

Raiva - irritação, ira, ódio e fúria.

Alegria - calma, tranqüilidade, contentamento, entusiasmo e euforia.


Tristeza - tédio, aborrecimento, desânimo e depressão.

Como surgem as emoções?

O conceito de emoções pode ser enfocado por diversos pontos de vista: aspectos fisiológicos, teorias comporta mentais, variações emocionais, controle emocional.

Todos os pontos de vista citados deixam claro que as emoções são de difícil controle, principal­mente quando estão ligadas a aspectos fisiológicos, os quais não podemos controlar.

Em contra partida, o perfeito entendimento dos fatores desencadeadores das emoções é de vital importância para lidarmos com este assunto, a fim de melhorar o equilíbrio emocional.

A palavra emoção é um termo cujo significado tem sido estudado e discutido há mais de um sé­culo, são várias as opiniões que se tem sobre seu sentido e se procurarmos em um dicionário é possível encontrar várias palavras para traduzir ou ilustrar o seu significado. Emoção é algo que sentimos tendo que viver o momento para descrevê-la e assim, não se obtém o mesmo sentido quando verbalizada.
 

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com