Como definir inteligência emocional?



Inteligência emocional é o conjunto de aptidões básicas necessárias para lidar adequadamente com as diferentes situações da existência, com relacionamentos interpessoais, grupos e equipes, fami­liares, sociais, também os relacionados no ambiente trabalho e muitas outras situações com as quais nos deparamos no dia a dia.
As emoções são espécies de bússolas que nos orientam no caminho da vida, funcionando como sinalizadores, informando a cada instante o estado do nosso organismo global em relação ao ambien­te.

Aptidões da inteligência emocional que devem ser trabalhadas

Autocontrole - capacidade de controle dos impulsos e adiamento da realização de desejos.

Persistência - capacidade de permanecer na busca de um objetivo a médio e longo prazo e tolerar frustrações e reveses .

Motivação - capacidade de automotivar-se para a ação na busca de realização de objetivos. Autoconsciência - capacidade de percepção e discriminação das próprias emoções no mo­mento em que ocorrem.

Otimismo - capacidade de manter a confiança nas próprias possibilidades e nas do grupo social.

Autoconfiança - capacidade de sentir confiança nas próprias habilidades e na capacidade de tomar decisões .

Esperança - capacidade de não esmorecer diante das adversidades.

Entusiasmo - capacidade de mobilizar as próprias energias na realização de tarefas.

Eutimia - capacidade de divertir-se e sentir prazer nas atividades. Inclui a capacidade de se autotranqüilizar e animar.

Criatividade - capacidade de encontrar alternativas para as diferentes situações.

Auto-estima - capacidade de perceber a si mesmo de forma positiva (auto-imagem) e de sentir-se satisfeito com aquilo que se é.

Empatia - capacidade de perceber as emoções alheias. Inclui a capacidade de ouvir o outro, compreender e respeitar seus sentimentos .

Expressividade - capacidade de expressar pensamentos e sentimentos .

Interatividade - capacidade de interagir, colaborar, se divertir e saber lidar com relaciona­mentos.

Conseqüências do desenvolvimento emocional

As emoções na vida mental foram surpreendentemente negligenciadas pela pesquisa científica ocidental ao longo dos anos, deixando o território como um continente, em grande parte inexplorado. A educação formal se concentra no treinamento das aptidões intelectuais, deixando as aptidões emo­cionais por conta dos pais e do acaso. Os pais, freqüentemente não possuem preparo adequado para o papel de educadores emocionais. Com o acaso não se pode contar.

A falta ou inadequação das aptidões emocionais tem ocasionado que o progresso material ob­tido pelas pessoas individualmente e pela sociedade como um todo não tem se refletido em melhor bem-estar emocional (felicidade) em proporção equivalente. O maior ou menor desenvolvimento de uma sociedade tem sido medido por indicadores econômicos quantitativos que avaliam basicamente o desempenho intelectual coletivo. Outros indicadores, no entanto, evidenciam um subdesenvolvimento social no sentido do bem-estar social e coletivo.

Alguns exemplos destes indicadores

Transtornos emocionais como a depressão e delinqüência (transtornos de conduta anti-social) têm aumentado sistematicamente .

Aumento das infrações, acidentes e conflitos de trânsito .

Aumento da violência em todos os níveis e setores sociais.

Aumento do número de homicídios e suicídios .

Aumento do abuso físico e sexual de mulheres e crianças .

Problemas de inadaptação e não satisfação com o trabalho .

Ressurgimento de focos de trabalho escravo .

Aumento do número de crianças abandonadas .

Aumento do desemprego em todos os níveis.

Aumento do uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas .

Aumento dos problemas de conduta e evasão escolar na infância e adolescência em todas as classes sociais.

Aumento dos problemas conjugais e conflitos entre pais e filhos.

Aumento vertiginoso da taxa de divórcios.

Aumento da ocorrência de gravidez na adolescência.

O mais alarmante é que estes indicadores não são dos chamados países em desenvolvimento.

São dados referentes ao dito primeiro mundo ou países desenvolvidos, podendo ser constatado diaria­mente, divulgados pela mídia.

Aptidões emocionais básicas

A autoconsciência é um estado de atenção que registra com imparcialidade tudo que passa pela consciência como testemunha interessada, mas não-reativa. É um modo neutro de funcionamento mental que mantém a capacidade de refletir em meio às emoções turbulentas.

Há três estilos pessoais no que se refere à autoconsciência

•• A pessoa autoconsciente: consegue tomar consciência de seus estados de espírito no mo­mento em que ocorrem. São capazes de ter controle sobre seus impulsos emocionais .

•• As pessoas mergulhadas: sentem-se constantemente inundadas por suas emoções e têm pouco ou nenhum controle sobre elas .

•• As pessoas resignadas: pessoas que apresentam reações emocionais pouco intensas e até mesmo monótonas, acomodadas.

A autoconsciência é fundamental para a intuição psicológica e esta é a faculdade que grande parte da psicoterapia pode fortalecer. A autoconsciência é o primeiro passo para a aptidão seguinte da inteligência emocional, que é ser capaz de abandonar um estado de espírito negativo.
A arte de tranqüilizar-se é uma capacidade fundamental da vida. Significa aliviar a ansiedade, sendo que grande parte de nossa ansiedade está relacionada com a ruminação mental. Na ruminação a mente é invadida por pensamentos e sentimentos pessimistas que impedem o bom desempenho mental.

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