Qual é o objetivo da vida?



Entre todas as questões que fa­zem vibrar a alma humana, a mais importante é a seguinte: "'Qual é o objetivo de nossa vida?". Naturalmente, existem muitas pessoas que não se importam com isso. Tais pessoas vivem exclusivamente no mundo dos sentidos e pensam, vagamen­te: "O ser humano é corpo carnal; portan­to, para ser feliz, basta conseguir praze­res materiais".
Porém, quando percebem que o fim de sua existência neste mundo está próximo e veem-se prestes a ser des­pojadas do corpo carnal, elas volvem seus pensamentos ao passado e deixam esca­par um longo suspiro de tristeza, pensan­do: "Para serviu a minha existência? Que fiz em toda a minha vida? Nada! Nada que tivesse valor real e eterno!", Diante do iminente desaparecimento do elemento material chamado corpo carnal, é natural que elas busquem a continua­ção de alguma coisa que não seja maté­ria e que tenha valor eterno. Mas, como elas passaram a vida inteira perseguindo apenas os prazeres do mundo da matéria e dos sentidos, não criaram, em toda a sua existência, coisa alguma de real valor, que transcendesse a matéria e permanecesse para sempre. Portanto, essas pessoas que nada criaram durante toda a sua existên­cia só poderão esperar um futuro vazio e sombrio. Creio que entre os leitores não há quem queira que seu futuro seja vazio e sombrio como o dessas pessoas.

Em síntese, a verdadeira finalidade do ser humano nesta vida consiste em ma­nifestar neste mundo a Vida de Deus, ou seja, em viver de modo a manifestar Deus neste mundo. A música é manifestação con­creta da Vida eterna que palpita no músi­co. Da mesma forma, nosso modo de vida deve ser a manifestação concreta da Vida eterna de Deus. O homem tem de ser um ser divino, no verdadeiro sentido, e, como tal, tem de viver uma vida divina.

Esta vida tem valor eterno somente quando a vivemos em plena harmonia com o Ser de Valor Eterno, que é Deus. Ética da Seicho-No-Ie é, em suma, um princípio de orientação para se viver uma vida de valor eterno. Ela nos ensina o que devemos fazer para manifestarmos a Vida de Deus neste mundo, isto é, como devemos viver para projetar corretamente em nossa vida o Ser de Valor Eterno, que é Deus.

Você poderá gostar também:


Transcendendo a fronteira do bem e do mal
Como superar a demissão do trabalho
Garra, força e determinação
Como concretizar sonhos
Sonhar para construir um ano novo
Ver as partes iluminadas da vida
O que a vida ensina?
Como tornar feliz a nossa vida
É inútil julgar
Homem-matéria: o erro do materialismo
Amor: o remédio natural
Qual o valor de uma vida feliz?
Aprenda a lidar com seu temperamento
Mudança e escolhas
O que é a Seicho-No-Ie
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com