Tremores agitam a terra



Poucos eventos naturais provocam tanta destruição maciça quanto os terremotos. Atacando geralmente sem avisar, geram vibrações violentas, que sacodem e podem rachar o solo, com resultados devastado­res. O cataclismo que abalou a cidade de Tang-shan, no norte da China, em julho de 1976, por exemplo, foi a maior mortan­dade provocada por um tremor há dois sé­culos: 242 mil pessoas.
Tremores grandes e pequenos vêm sacu­dindo o planeta há bilhões de anos, porém suas causas permaneciam misteriosas até a década de 60. Nessa época, os sismólo­gos mapearam milhares de epicentros e descobriram que os terremotos se agru­pam ao longo de cinturões bem-definidos, marcando os limites da movimentação das placas. O movimento lento, porém cons­tante, sujeita as bordas das placas a ten­sões tremendas, que se acumulam no lei­to rochoso durante décadas ou séculos, até serem subitamente liberadas sob a for­ma das vibrações, ou ondas sísmicas, que criam um terremoto.

Nos anos 30, criou-se a escala Richter, para comparar a intensidade dos terremo­tos no mundo inteiro; a escala mede a am­plitude do movimento do solo, e não os da­nos causados. A força das ondas sísmicas de um tremor é registrada e expressa em números e frações. O zero é o ponto inicial e não há um limite superior teórico, mas os mais fortes já registrados chegaram ã amplitude de 8,8/8,9, na escala Richter. O terremoto de Tang-shan foi de 8,3.
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com