Por que ocorrem terremotos?



A camada externa da Terra é formada por imensas placas rochosas, as placas tectônicas, que se arrastam lentamen­te através do globo, a velocidades de até 10 centímetros por ano. Alguns desses gigantes de rocha carregam os continentes, outros levam os leitos marinhos, e outros ainda urna combinação de ambos.

A maioria dos terremotos acontece ao longo da divisa entre duas placas. Impelidas por correntes de calor da as­tenosfera - a rocha mais macia que se encontra abaixo delas - as placas se empurram, colidem.ou raspam cons­tantemente entre si. Quando a tensão produzida por es­ses movimentos ultrapassa determinado nível, a energia enc1ausurada rompe as rochas e cria urna fratura, conhe­cida corno falha. Essa liberação súbita de energia tam­bém propicia a fuga das vibrações que estremecem o solo, produzindo um terremoto.
 
 
 
Tremores de todo tipo

Os movimentos das placas produzem três tipos de falhas. Onde duas placas colidem (à esquer­da, diagrama do alto), um lado da fratura sobe acima do outro; é a denominada falha reversa. Onde duas placas estão se movimentando em di­reções opostas (diagrama do meio), uma massa de rocha se movimenta para baixo, ao longo do plano da falha. Falhas desse tipo são conhecidas como falhas normais. E onde duas placas desli­zam lateralmente, uma ao lado da outra (diagra­ma de baixo), a falha é chamada de transcorrente.












 A subducção de uma placa

Quando uma placa de crosta oceânica colide com ou­tra placa oceânica, ou se choca com uma placa conti­nental (à díreíta), uma das duas placas sobe na outra, dobrando-a para baixo e formando escarpas, no pro­cesso conhecido como subducção. Sob grande ten­são, a placa que sofreu subducção raspa na astenosfera, criando uma fossa na superfície e ge­rando terremotos a cada solavanco e sacudidela. As zonas de subducção geralmente se locali­zam próximo às costas dos continentes ou a cadeias de ilhas em arco. Os terremotos que assolam a costa pacífica da América do Sul, por exemplo, se originam na fossa do Peru-Chile, onde a placa Sul-Americana empurra a placa de Nazca para dentro
do manto.















Você poderá gostar também:

Como a Terra se formou?
Como se formou a grande fossa
Falha de San Andreas
A formação dos Andes
Como detectar o foco de um terremoto
Tremores agitam a terra
O que é um sistema de baixa pressão
Como funciona a pressão atmosférica
Como se forma um tufão ou furação
Como se formam os temporais

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com