O que são ondas sísmicas?



Quando um terremoto sacode a rocha ao longo de uma falha, o choque é transmitido por vibra­ções, denominadas ondas sísmicas. Essas ondas se propagam em todas as direções, a partir do foco do tremor, o ponto subterrãneo de origem. Como as ondulações provocadas por uma pedra em uma lagoa, as ondas se espalham concentri­camente. Algumas viajam através do interior da Terra; outras, ao longo da superfície.

Os instrumentos de registro, conhecidos como sismógrafos, permitiram aos geólogos identificar três tipos básicos de onda sísmica. As primeiras a chegar ao sismógrafo são as ondas de compressão, ou primãrias (P). Como as ondas sonoras atraves­sam o ar, as ondas P se movem através de rochas, comprimindo e expandindo elasticamente a própria rocha. Depois, vêm as ondas secundárias (5), também conhecidas como ondas de cisalhamento. As ondas 5 se movem através das rochas, para cima e para baixo. Quando os dois tipos de onda atingem a superfície, algumas são transformadas em um terceiro tipo: as ondas de superfície.

Embora as ondas P atravessem rapidamente só­lidos e líquidos, as ondas 5 só se deslocam atra­vés de sólidos. Em geral, quanto mais dura e den­sa for a rocha, mais rapidamente as ondas dos dois tipos irão atravessá-la. As ondas P demoram cerca de 19 minutos para chegar ao extremo opos­to da Terra. As ondas 5 se detêm na fronteira do núcleo externo, líquido, da Terra, onde provavel­mente sua energia é convertida em calor. As on­das de superfície são as mais lentas e as mais pre­judiciais de todas; podem circular o globo diver­sas vezes antes de perderem o efeito.
 
Quatro tipos de onda

As ondas P e 5, que atravessam o corpo do planeta, costu­mam ser chamadas de ondas corpôreas. As ondas P, mais rápidas, se deslocam a 6 quilômetros por segundo, com­primindo e esticando altemadamente o material que per­correm. As ondas 5, com metade dessa velocidade, atuam como se estivessem chicoteando o solo. Há duas variedades de ondas de superfície, que afetam apenas o exterior da Ter­ra. As ondas amorosas estalam para a frente e para trás, ho­rizontalmente, como cascavéis sísmicas. As ondas Rayleigh batem para cima e para baixo, como vagalhões oceânicos.


Ondas sísmicas



Ondas sísmicas


Ondas em movimento

As ondas sísmicas se irradiam em três dimensões, a partir do foco de um terremoto. As que chegam à superfície se espalham em círculos concêntricos, a partir do epicentro.
















Você poderá gostar também:

Como prever os terremotos
O que acontece durante um terremoto
Como detectar o foco de um terremoto
Por que ocorrem terremotos?
Falha de San Andreas
A formação dos Andes
Como se estuda o interior da Terra?
O aquecimento interno do Planeta Terra
Como a Terra se formou?


Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com