Teoria do conhecimento: Piaget versus Vygotsky



Crescimento e desenvolvimento: o biológico em interação com o psicológico e o social no aspecto da aprendizagem.

- "Que idade você tem, Peter Pan?

- Não sei. Só sei que sou bastante criança. Fugi de casa no mesmo dia em que nasci.

- No mesmo dia em que nasceu? Que idéia! E por que, meu caro?

- Porque ouvi uma conversa entre meu pai e minha mãe sobre o que eu havia de ser quando crescesse. Ora, eu não queria crescer. Não queria, nem quero nunca virar homem grande, de bigodeira na cara feito taturana. Muito melhor ficar sempre menino, não acha? Por isso fugi e fui viver com as fadas (Monteiro Lobato, Peter Pan)

Peter Pan sabia que crescer significava tornar-se adulto, implicava ter que mudar sua aparência física e assumir novos papéis. Por isso Peter Pan queria continuar menino. Essa era sua maneira de não enfrentar as mudanças que necessariamente viriam com o crescimento" .(DAVIS & OLIVEIRA, 1991, p.58)

Temos muitas teorias que discutem o processo de ensino aprendizagem, não vamos trabalhar todos os teóricos, Vamos fazer algumas discussões. A aprendizagem para Davis e Oliveira (1990, p.11) - A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece. Para que a criança a aprende precisa interagir com outros seres humanos. Nas inúmeras interações em que se envolve desde o nascimento, a criança vai gradativamente ampliando suas formas de lidar com o mundo e vai criando significados para as suas ações [ ... ].
Uma das teorias bastante enfatizadas no processo de aprendizagem são as bases epistemológicas a teoria do conhecimento. A idéia básica desta linha de estudos psicológicos começa com a aceitação da aprendizagem pela interação.

O homem se relaciona com os outros homens, na condição de sujeito, de construtor da cultura e do conhecimento, com o meio e com os objetos que pela interação todos são alterados, os sujeitos o meio e os objetos. Se aceita a idéia do movimento, da transformação, isto é da dialética. Que pela interação todos são alterados, os sujeitos o meio e os objetos. O conhecimento é visto como processo e o desenvolvimento do ser humano são estruturados em etapas, que não são estanques e nem lineares.

Nesta teoria iremos abordar Jean Piaget (nasceu em Neuchâtel na Suiça 1896-1980). Alguns dados da vida e obra de Piaget:

a) Desde 16 anos, empreendeu com sucesso certo número de estudos sobre Zoologia;

b) O mais conhecido dos teóricos que defende a visão interacionista do desenvolvimento;

c) Formado em Biologia e Filosofia, dedicou-se a investigar cientificamente como se forma o conhecimento;

d) Considerou, que estudasse cuidadosamente e profundamente a maneira pela qual as crianças constroem as noções fundamentais do conhecimento lógico - noção de tempo, espaço, objeto, causalidade etc. Poderia compreender a gênese (ou seja, o nascimento) e a evolução do conhecimento;

f) Inicialmente trabalhou com dois psicólogos Franceses Binet e Simon. Tentavam elaborar instrumento para medir a inteligência. Instrumento - teste de inteligência Binet-Simon;

g) Durante a aplicação do teste Piaget começou a interessar-se pelas respostas erradas das crianças. Porque as respostas eram analisadas do ponto de vista de um adulto;

h) Piaget concebeu, então, que a criança possui uma lógica de funcionamento mental que difere - qualitativamente - da lógica de um adulto;

i) Propôs-se conseqüentemente a investigar como, através de quais mecanismos, a lógica infantil se transforma em lógica adulta;

j) Nessa investigação, partiu de uma concepção de desenvolvimento envolvendo um processo contínuo de trocas entre o organismo vivo e o meio ambiente.

O homem quando atua sobre a realidade necessita de alguns instrumentos. Além daqueles relacionados com os caracteres biológicos, há os de natureza cognitiva. Aqueles de natureza cognitiva, compreendidos também como instrumentos intelectuais, Piaget denominou esquemas ou estruturas.

Estes esquemas ou estruturas modificam-se na medida em que o indivíduo vai evoluindo. De cada esquema ou estrutura anterior dependem os esquemas ou estruturas posteriores. Um bebê, por exemplo, possui determinada estrutura mental, que quando "alimenta" pelo meio, vai se transformando para dar origem às estruturas seguintes. Assim sucessivamente vai acontecendo a equilibração e a desequilibração mental do indivíduo, por isso que a escola necessita buscar atividades desafiadoras.

Piaget dividiu as áreas do conhecimento em:

a) Físico: caracteriza pelo conhecimento dos objetos em sua realidade externa.

b) Lógico-matemático: relação não existe no objeto e sim no pensamento.

c) Social: conhecimento do mundo.

Além da divisão do conhecimento, Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo em estágios que são:

a) Sensório motor (0 a 2 anos): as condutas das crianças são determinadas hereditariamente. Toda criança nasce com o reflexo de sucção. A inteligência acontece através da ação do sujeito ao objeto.

b) Pré operatório: a tarefa da criança será de reconstruir a nível conceitual tudo o que construiu em nível de ação no período anterior. Está conceituação só é possível graças à complexidade da função semiótica. A capacidade de representação se manifesta através de diferentes formas de expressão: imitação na ausência do modelo ou imitação representativa, o jogo simbólico ou brincadeira de faz de conta, desenho, imagem mental e linguagem.

c) Período operatório concreto (7 a 11/12 anos aprox.): a qualidade implica na capacidade de descentralização da criança, tanto no plano cognitivo como no afetivo. O processo de socialização atinge maior complexidade, inicia a cooperação. A criança começa a andar em pares.

d) Período formal (11 ou 12 anos em diante): a criança vai ampliando a capacidade conquistada na fase anterior, já consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal. A criança adquire capacidade de criticar os sistemas sociais, e propor novos códigos de conduta, discute valores morais de seus pais, e constrói os seus próprios, adquirindo portanto autonomia.

O outro teórico da teoria epistemológica é VYGOTSKY (1896 a 1934) Advogado/ Filósofo Nasceu - Rússia. A cultura molda o psicológico. Pessoas de diferentes culturas têm diferentes perfis psicológicos. A formação de conceitos é do senso comum e formal. Tem idéia de zona de desenvolvimento real e proximal.

Também temos Henri Wallon Francês (1879 -1962) médico, filósofo e psicólogo. Parte do princípio de que o social sempre faz a mediação, que o sujeito se constrói pela interação. O homem tem inconsciente social e biológico. O Homem é geneticamente social. Os fatores sociais é que implicam no desenvolvimento intelectual. Estudou a emoção, inteligência, personalidade, o ato mental e psicomotricidade. Para ele o afetivo está no lugar central.Demais estudiosos: Emília Ferreiro - psicóloga Argentina Inteligências múltiplas - Gardner e outros que vocês podem buscar para aprofundar-se no assunto.

Independente da teoria de aprendizagem que a escola atua as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001, p.8) afirmam que: "a educação tem hoje um grande desafio: garantir o acesso aos conteúdos básicos que a escolarização deve proporcionar a todos os indivíduos ­inclusive àqueles com necessidades educacionais especiais, particularmente alunos com altas habilidade, precocidade, superdotação, condutas típicas de síndromes/quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos; portadores de deficiências, ou seja, alunos que apresentam significativas diferenças físicas, sensoriais ou intelectuais, decorrentes de fatores genéticos, inatos ou ambientais, de caráter temporário ou permanente e que, em interação dinâmica com fatores genéticos socioambientais, resultam em necessidades muito diferentes da maioria das pessoas."

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1 comentários :

Anônimo disse... [Responder comentário]

gosto bastante da teoris construtivista de piaget, mas considero a de vigotski mais completa.

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