O papel do professor na educação especial



A formação teórica técnica é fundamental para que o professor possa atuar com competência, mas tendo um papel importante em todo o processo.
A equipe pedagógica realizando um trabalho de consultoria e assessoria, desenvolvimento sistemático, com horário flexível para planejamento.

O professor deverá ter um plano de capacitação continua, para que possa efetivar o seu papel sem medo de não dar conta da demanda, dos alunos que são incluídos em sala de aula regular.

Algumas questões relevantes em relação ao papel do professor que atua com educação especial. Dentro do desenvolvimento pessoal fazer as seguintes perguntas: Como trabalhar bem com os outros? Como entender os outros e fazer-se entender? Por que os outros interpretam erroneamente meus atos e palavras e complicam tudo? Por que não podemos ser objetivos no trabalho e deixar os problemas pessoais de fora? Quem já não pensou assim alguma vez, em algum momento da sua vida ou situação?
Desde sempre a convivência humana é difícil e desafiante. Estaremos realmente condenados a morrer com os outros? Ou podemos ter esperança de alcançar uma convivência razoavelmente satisfatória e produtiva? Conviver, ­com outras pessoas, é ter reações constantes em relação à: comunicação, simpatia, antipatia, conflito, união, competição, afeto e outros. Essas reaçõe constituem o processo de interação humana, onde as pessoas possuem manifestações diversas. O processo de interação humana é complexo e inacabado. A interação entre as pessoas pode ser voluntária ou involuntária

E ocorre de várias formas, através de comportamentos manifestos não manifestos, pensamentos, sentimentos, reações físicas, como simples olhar ou pequenos gestos.

O impacto que cada um tem no primeiro encontro gera a primeira impressão, ou seja, o que um causa em relação ao outro. O resultado primeiro contato depende muito dos preconceitos de cada um e se o momento é favorável para as pessoas. Quando o primeiro contato for positivo de ambos os lados, haverá uma grande possibilidade de gerar um relacionamento positivo. Entretanto quando para um dos lados, ou para ambos, for negativo, haverá dificuldade no relacionamento, exigindo um esforço mútuo para um conhecimento maior entre as partes, possibilitando a mudança da primeira impressão. Muitas vezes gera-se situações difíceis, devido a julgamentos precipitados, e resistência em mudar o processo.

É cômodo jogar a culpa no outro pela situação difícil, mas a realidade mostra que todos têm parcela de responsabilidade. Não existem processos unilaterais na interação humana tudo o que acontece no relacionamento interpessoal ocorre de duas fontes.

Há diferenças nos grupos, porém quando estas diferenças são ouvidas, reconhecidas e discutidas, ocorrendo um respeito pela opinião do outro, o relacionamento é diferente em relação à outros onde as opiniões não são ouvidas e as idéias e sentimentos são ignorados.

Quando ocorre uma comunicação real entre as pessoas e elas se sentem enriquecidas, próximas, em contato profundo uma com as outras, dizemos que há um relacionamento inter - pessoal, então quer dizer entre pessoas. Fatores que facilitam o relacionamento, colocando as pessoas em contato mais profundo são: valorização da pessoa, autenticidade, ouvir o outro, conduta cooperativa, cordialidade, liberdade, reações emocionais, amor, saber falar e espontaneidade.

Não existe mais espaço para o autoritarismo. Autoridade é conquistar o grupo que confere autoridade às pessoas. Respeitar o ritmo de cada um, e que há uma caminhada a fazer. Evitando a seleção entre as pessoas escolhendo os melhores. Algumas expectativas do pessoal

a) As pessoas precisam sentir-se capazes.

b) Liberdade de expressão, questionar, agir, formular hipótese, para conclusão a respeito dos problemas.

c) Descoberta das soluções.

d) Ser pontual/fazer a programação.

e) Abertura das autoridades.

f) Satisfazer as expectativas dos alunos/encantá-los.

g) Trabalhar mais as questões pedagógicas.

h) Lidar com os alunos, conhecê-las, respeitar o modo de ser.

i) Melhorar a dinâmica de sala de aula/maior desenvoltura.

j) Aprender métodos menos convencionais para ensinar.

l) Métodos mais criativos.

m) Tentar melhorar a individualidade, tentando trazer o grupo num bom desempenho.

n) Estratégias de aprendizagem.

o) Buscar o atendimento individual em benefício do coletivo.

p) Repensar a prática pedagógica.

q) Analisar a postura pedagógica na sala de aula.

r) Aumentar a motivação do aluno na sala de aula.

s) Crescimento profissional no sentido de motivar as pessoas para aprender sozinhos .

t) Ter mais conhecimento para coordenar atividades como instrutores. Trabalhos pedagógicos mais próximos da realidade dos alunos.








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