Formação da chuva, neve ou granizo



As camadas superiores dos cúmulos-nimbos e altos-estratos, com temperaturas bem abaixo do ponto de congelamento, são consti­tuídas principalmente por cristais de gelo. Como a temperatura é ligeiramente superior nas camadas intermediárias, os cristais de gelo que sobem e caem nas correntes de ar colidem com gotículas de gelo super-resfriadas. Quando essas gotículas aderem aos cris­tais de gelo, formam cristais maiores, suficientemente pesados para caír através das correntes ascendentes de ar da nuvem.

Durante sua queda, os cristais colidem com outras partículas de nuvem e se avolumam ainda mais. Se a temperatura do solo estiver abaixo do ponto de congelamento, os cristais caem como flocos de neve; se o ar estiver quente, eles assumem a forma de chuva. Quando há correntes ascendentes muito intensas no inte­rior da nuvem, os cristaís de gelo ali presentes podem subir e cair diversas vezes. À medida que sobem e caem, eles continuam a ga­nhar volume, até seu peso se tornar suficiente para que se preci­pitem, sob a forma de granizo. Um dos maiores granizos já regis­trado caiu no Kansas, nos Estados Unidos, em 1970: com quase 15 centímetros de largura, pesava 750gramas.
 
 
Chuva neve ou granizo
 
Nas camadas de nuvem com temperaturas mais baixas a maioria das partículas é constituída por cristaís de gelo. Nas temperaturas ligeiramente mais elevadas das camadas inferiores, o gelo se mistura com gotas de água, formando cristais de tamanho suficiente para caírem como chuva, neve, ou granizo.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com