A formação da neblina



A neblina, ou nevoeiro, na verdade, é uma nuvem que se forma perto do solo, quando o ar quente e úmido encontra o ar mais frio. A temperatura determina a quantidade de vapor d'água no ar: quanto mais frio o ar, menor será o volume de vapor. Quando o ar contém mais vapor do que pode compor­tar, a uma determinada temperatura (o ponto chamado volume saturado de vapor), o vapor se condensa em neblina.

Com temperaturas muito baixas, a nebli­na se forma até no ar relativamente seco. O nevoeiro também aparece mais facilmente quando há no ar grandes quantidades de poeira ou de outras partículas às quais as gotículas de água podem se ligar. Nas re­giões polares, onde as temperaturas caem abaixo de 16 graus Celsius negativos, às ve­zes se forma um nevoeiro gelado, de cris­tais de gelo.


Condensação por toda a parte

O processo de condensação que cria a neblina produz também alguns fenômenos cotidianos comuns. Por exemplo: o ar frio no lado de fora de uma janela esfria o ar quente do lado de dentro (1, acima); à medida que o ar interior esfria, o vapor se condensa e forma partículas de água, que fazem a vidraça parecer enevoada. Quando o ar úmido e quente é exalado pela boca de uma pessoa (2), ele se resfria rapidamente e o vapor d'água se condensa, tomando o ar expirado semelhante a uma névoa. O suco gelado resfria o ar em tomo do copo (3), levando o vapor d'água do ar a se condensar em gotículas por fora do copo. O vapor que sobe de uma chaleira (4) é resfriado pelo ar e se condensa em uma nuvem, como uma névoa.


Nevoeiro por advecção



Nas vizinhanças de oceanos, é freqüente a formação de um nevoeiro por advecção, quan­do uma massa de ar úmido e quente avança subitamente em uma superficie fria. A ca­mada inferior do ar se resma, levando o vapor a se conden­sar em particulas de névoa.


Nevoeiro deslizante



Ao subir a encosta de uma montanha, o ar quente e úmi­do tende a se expandir e res­friar, permitindo que o vapor contido nele se condense em névoa. Esse nevoeiro de en­costa, que ocorre em áreas ir­regulares, é encontrado com freqüência pelos alpinistas. Se as correntes de ar continu­arem a soprar para o alto, o nevoeiro deslizante pode se converter em nuvens.


Nevoeiro de vapor



Quando o ar frio avança sobre áreas de rios ou lagos, que retêm calor du­rante a noite, ele resfria e condensa o vapor da água aquecida, formando o nevoeiro de vapor. Quanto maior a diferença de temperatura entre a água e o ar, mais denso será o nevoeiro.
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

1 comentários :

Anônimo disse... [Responder comentário]

coloca as imagem do nevoero frontal e orografico com texto

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com