O que acontece durante um terremoto



O efeito mais imediato de um terremoto é o es­tremecimento do solo por ondas sísmicas. Em um tremor pequeno, a agitação dura apenas al­guns segundos e mal pode ser detectada; em um tremor forte, o solo se agita às vezes durante vá­rios minutos. Durante o terremoto de Kanto, em 1923, que por pouco não destruiu as cidades ja­ponesas de Tóquio e Yokohama, o solo estreme­ceu durante quase 5 minutos.

A maior parte dos danos infligidos por um tre­mor deriva dessas convulsões na superfície, po­rém também pode ocorrer uma ampla variedade de efeitos colaterais como:





Falha. Um terremoto de foco raso freqüentem ente abre uma fissura no solo, danificando es­tradas e outros elementos da su­perfície.

Inundação. Um tremor que aconte­ce sob a água pode desencadear um "tsunami" - enorme onda marinha que corre pelo ocea­no a velocidades de até 1 mil quilô­metros por hora. Ao quebrar em terra firme, provocando grande destruição, o tsunami pode se ele­var a 15 metros ou mais de altura.

Ecos. Um grande terremoto costu­ma ser seguido por muitos tremo­res menores, conhecidos como pôs-choques. Encarados como a liberação da energia que permaneceu nas rochas, os pós­choques ocorrem em partes da fa­lha na qual o tremor original aconteceu.

Cenário em mudança

Os terremotos podem alterar drasticamente a topografia de uma região. O terremoto de setembro de 1923, o pior da história do Japão, causou levan­tamentos de terra, afundamentos e cisalhamentos laterais em toda a região de Kanto. O chão da Baía de Tóquio se ergueu 3 metros, enquanto a Penín­sula de Izu foi empurrada quase 4 metros para o oeste.
 
 
 

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com