Como prever os terremotos



Estudando regiões do mundo em que o risco de terremotos é alto, os cientistas identificaram di­versos fenômenos que antecedem um grande cho­que. Uma quantidade crescente de pequenos ter­remotos e movimentos da crosta são dois desses fatores de previsão, assim como inchaços ou in­clinações do solo e a flutuação das propriedades magnéticas das rochas. As mudanças nas marés e nos níveis de água do solo também podem prog­nosticar um tremor. Até mesmo variações no com­portamento animal têm sido registradas, algumas vezes, antes de um terremoto.

Instrumentos como estes mostrados abaixo permitem aos pesquisado­res avaliar vários desses sinais de aviso. Em pou­cos casos, os dados resultantes foram utilizados para prever um terremoto. Infelizmente, os indi­cadores podem induzir a erros: não somente dife­rem de um tremor para o seguinte, como também há tremores que parecem surgir do nada. Ainda não foi descoberto um método confiável para iden­tificar quando e onde acontecerá um terremoto, e qual será sua intensidade.

Ferramentas de previsão

1. Os sismógrafos detectam instantane­amente os tremores. No leito marinho eles são instalados em caixas resisten­tes à pressão e conectados a cabos submarinos.

2. Um aferidor de marés é preso a uma bóia. A queda no nível da água indica um levantamento na crosta terrestre; o aumento no nível da maré indica subsi­dência.

3. Em um aferidor de tensão volumétrica enterrado em leito rochoso, a alteração do nível de fluido reflete a contração e a expansão da crosta terrestre.

4. Um telêmetro a laser mede a distância entre dois pontos, em lados opostos de uma falha. Se a falha se movimenta, a distância muda.

5. Um inclinômetro compreende dois re­cipientes de água ligados por um tubo. A mudança no nível de água assinala uma inclinação na crosta.

6. Um medidor de deslocamento mede o movimento lento e constante conhecido como deslocamento. Um fio altamente sensível é esticado entre dois pilares e através de uma falha. De uma extremi­dade do fio pende um peso livre, que sobe ou desce com a movimentação.

7. Um contador Geiger mede o gás radõ­nio dissolvido na água do solo; a quan­tidade de radõnio aumenta antes de um terremoto.

8. Em um extensômetro, um tubo de quartzo preso em uma das extremida­des se move livremente contra um pilar localizado na outra. Quando um tremor obriga o leito rochoso a se expandir ou contrair, a distância entre os pilares muda e é registrada pelo movimento da extremidade livre do tubo.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com