Qual a causa dos relâmpagos?




Atingindo alguma parte do planeta cem vezes por segundo, a temperaturas de até 28 mil graus Celsius, o relâmpago é um fenômeno ao mesmo tempo trivial e assustador. Esses clarões elétricos, que em geral aparecem em cúmulos-nimbos, podem ocorrer também em nimbos-estratos, em tempestades de neve e de poeira, e mesmo nos gases de um vulcão ativo. As trovoadas, ou tempestades elétricas, ocorrem quando uma nuvem fica eletricamente carregada, devido à colisão de cristais de gelo, gotículas de água ou outras partículas com correntes de ar ascendentes ou descendentes, dentro das nuvens. Normalmente, a atmosfera funciona como isolante e impede que essa eletricidade escape.
Mas quando a eletricidade armazenada na nuvem de trovoada atinge um determinado nível, o efeito isolante se anula e se torna possível a formação da enorme corrente elétrica conhecida como relâmpago.

Camadas elétricas

A clássica nuvem de cidade negativa alojada entre massas de eletricidade positiva. Essas cargas são produzidas quando o granizo das regiões superiores de um cúmulo-nimbo em desenvolvimento cai e colide violentamente com particulas da nuvem.

Do chão para o alto

O solo sob uma nuvem carregada negativamente reage com uma carga positiva. Essa carga escala altas estruturas, conctando-se com a carga acima dela para criar um raio luminoso que se eleva do chão.






O papel dos raios cósmicos      
                                       
Quando os raios cómicos atigem partículas no ar, estas desenvolvem uma carga negativa. Uma nuvem de carga positiva atrai as partículas negativas, que formam uma camada no topo.



                                                                       Uma questão de temperatura

Se a temperatura for inferior a 15 graus, o granizo que cai colide com partículas da nuvem e cria cargas negativas. A base mais quente da nuvem, por sua vez, produz eletricidade positiva.






Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

1 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com