O que é um sistema de baixa pressão?



Os sistemas de baixa pressão são regiões atmosféricas marcadas por correntes de ar ascendentes e, com fre­qüência, por chuva. A maioria desses sistemas se forma como ondas na extremidade principal de frentes frias que se deslocam de oeste para leste. Para substituir o ar que é varrido para o alto, os ventos de um sistema de baixa pressão sopram de fora para dentro, movendo-se em sen­tido anti-horário no hemisfério norte.
Nas latitudes médias e altas desenvolvem-se sistemas de baixa pressão quentes, enquanto os sistemas tropi­cais de baixa pressão, que podem dar origem a tufões e furacões, se formam acima dos oceanos, nas proximida­des do equador. Esses sistemas também são causados por aquecimentos em terra; freqüentemente, se formam depressões topográficas a sotavento das montanhas.

Evolução de um sistema de baixa pressão

Período de formação

Os ventos de oeste na at­mosfera superior criam uma onda conhecida como vale ou calha de baixa pressão. A leste da calha, o ar quente sobe acima do ar frio e cria uma frente quente. A oeste, o ar frio desce em uma frente fria. Forma-se em tomo da onda uma corrente em forma de redemoinho, conhecida como ciclone, gerando um sistema de baixa pressão. A linha branca pontilhada indica a localização da frente fria em relação à calha.

Período de desenvolvimento

A frente quente a leste da calha se desloca para o norte, produzindo fortes correntes ascendentes e chuva. No lado oeste da calha, a frente fria se desloca para o sul, criando mais correntes ascendentes e chuva no leste. As cor­rentes ascendentes reduzem a pressão do ar no cen­tro do sistema, e o ciclone se fortalece.

Período culminante

O sistema de baixa pressão atinge sua intensidade máxima quando a calha de baixa pressão encontra a frente fria. Uma frente quente se move do centro do sistema para o norte, e uma frente fria vai para o sul. Mais rápi­da, a frente fria alcança a extremidade da frente quente e empurra o ar quente para o alto. O ar frio recobre o chão, enquanto uma frente oclusa começa a se formar.

Período de oclusão

Quando uma calha de baixa pressão avança diretamente sobre o sistema de baixa pressão, o ar quente sobe e bloqueia, ou oclui, o desen­volvimento posterior do sistema. Por fim, a energia se dissipa e o sistema desaparece.

Estrutura de baixa pressão

A ilustração abaixo mostra a estrutura de um sistema de baixa pressão quente, incluindo uma frente quente (de A a B) e uma frente fria (de C aD). Correntes ascendentes criam nuvens e chu­va em tomo do sistema.




Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com