Como se formam os temporais?



A maioria das regiões que recebe chuvas está fa­miliarizada com as chuvas torrenciais que caem de vez em quando, em conseqüência de tempo­rais. Em algumas áreas caem pesados aguacei­ros a cada verão.

Essas chuvas ocorrem quando grandes quan­tidades de vapor d'água são carregadas para uma região e capturadas por fortes correntes as­cendentes, fazendo o vapor se condensar. Sobre os Estados Unidos, por exemplo, durante os me­ses de verão, a corrente de jato de baixa altitude normalmente desce para o sul e traz o ar quente e úmido do golfo do México, sob a forma da cha­mada "língua úmida". Quando esse ar colide com uma frente fria, pode criar um sistema de baixa pressão. As correntes ascendentes da frente fria varrem o ar úmido para cima, formando cúmu­los-nimbos e trazendo fortes chuvas.


Tempestades de verão

Em algumas áreas do mundo, o verão é a estação das chuvas. No Pacífico, um sistema de alta pressão se forma no verão, por causa da posição das correntes de jato. O fluxo horário do ar sopra o ar quente e úmido para o norte através da costa asiática, crian­do as condições necessárias para tem­porais e aguaceiros localizados.





A estação chuvosa

Durante o verão asiático, a massa terres­tre do continente é aquecida com tama­nha intensidade que o ar ascendente cria uma grande área de baixa pressão. Isso traz do oceano um vento frio e carregado de umidade. Elevando-se rapidamente pe­las correntes aquecidas do continente, o vapor d'água se condensa em fortes chu­vas por toda a estação.

Os moradores de Bornéu, no Sudeste Asiático, enfrentam as torrenciais chu­vas sazonais da ilha.

Forma-se um temporal

Quando uma corrente de jato de bai­xa altitude põe o ar quente e úmido em contato com um sistema de baixa pressão e uma frente fria, fortes ven­tos ascendentes se desenvolvem. Quando o ar úmido que sobe entra em contato com o ar frio e seco dos níveis superiores, formam-se cúmu­los-nimbos. A umidade se condensa e começa a chover. Como o temporal é extremamente localizado, pode cair um grande volume de chuva sobre uma área bem pequena. Os tempo­rais se desenvolvem principalmente no verão, quando a corrente de jato traz grandes volumes de ar quente e seco dos trópicos.





Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com