O que é um sistema de alta pressao?



É impossível compreender a força dos ventos ou o surgimento de uma tempestade sem acompanhar os sistemas de alta e bai­xa pressão.  Em um mapa meteorológico, as linhas que interli­gam áreas de mesma pressão atmosférica são chamadas isóba­ras o um mapa típico pode interligar todas as áreas em que a pressão mede mil milibares. Algumas isóbaras aparecem como círculos fechados indicando regiões de alta pressão.
Os ventos sopram a partir do centro de um sistema de alta pressão, interceptando as isóbaras em sentido horário no he­misfério norte e anti-horário no hemisfério sul. Tais ventos so­pram em sentido descendente a partir de uma grande altitu­de, arrastando todas as nuvens; assim, os sistemas de alta pressão costumam trazer bom tempo. Esses sistemas podem ser formados por massas de ar quente ou frio. Freqüentemen­te se detêm em um lugar; mas alguns se movem, de oeste para leste: são os sistemas migratórios de alta pressão.
 
Nível da pressão do ar a 500mb




Dois tipos de alta pressão

Os sistemas migratórios de alta pressão em ge­ral contêm ar frio e se deslocam em um padrão previsível, controlado pelas correntes de jato de grande altitude. Os sistemas estacionários de alta pressão podem conter ar frio ou quente e tendem a permanecer em um só lugar.


Alta pressão quente

Perto do equador, o ar aquecido pelo sol sobe e se difunde para o norte e para o sul. Nas latitudes médias, ele desce e forma sistemas de alta pres­são. A elevada coluna de ar associa­da a esses sistemas quentes de alta pressão avança para a tropopausa, limite superior da troposfera. A Ter­ra é circundada por faixas subtropi­cais de alta pressão formadas assim. A alta do Pacífico (à direita), que no verão se difunde perto do Japão, exemplifica esse processo.









Alta pressão fria

Durante o inverno, nas grandes latitudes, o ar recebe pouca luz solar e esfria. O ar frio, mais pe­sado que o ar quente, desce em direção à superfície e cria um sistema de alta pressão frio. Tais sistemas se formam sobre as massas terrestres continen­tais, onde não há ar oceãnico quente. É típica a formação des­ses sistemas sobre a Sibéria e o Canadá.








Você poderá gostar também:

Como se forma um tufão ou furação?
Como se formam os temporais?
O que é um sistema de baixa pressão?
O que é um sistema de alta pressao?
Vídeo:  Buraco Negro Consumindo uma Estrela
Vídeo:  Universo - Big-Bang e a formação da Terra
Vídeo:  December 21 2012 THE END
Vídeo:  Criação do Universo
Vídeo:  Universo - Imagens inéditas do Hubble
Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

0 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com