Como se forma um tufão ou furação?



Os tufões e os furacões nascem sobre as águas quentes dos oceanos tropicais. À medida que o sol aquece a água, o vapor d'água aquecido se eleva, formando cúmulos-nimbos ( nuvens de tempestade). Ricas em umidade e energia do oceano, essas nuvens podem combinar-se para formar vastos redemoinhos de baixa pressão. Uma ligeira mudança, ou ruptura, no fluxo geral dos ventos de leste faz as nuvens girarem em sentido horário no hemisfério sul e anti-horário no hemisfério norte. Geralmente essas depressões tropicais se deslocam para. o oeste, acumulando energia e umidade.



1- Fortes correntes ascendentes geradas pela colisão dos ventos alísios formam grupos de cúmulos-nimbos.



















2- À medida que as correntes ascendentes crescem nas formações de cúmulos-nimbos, o ar quente e úmido é absorvido. O sistema de baixa pressão no núcleo da tempestade começa a girar, neste caso, em sentido anti-horário. Ocorre uma absorção maior de ar e o sistema de tempestade começa a se expandir. No auge do temporal, ventos de grande altitude impedem as nuvens em sentido horário.














3- À medida que o temporal absorve energia e umidade dos oceanos tropicais, os ventos se fortalecem e, no centro do redemoinho, forma-se um "olho" claramente definido.


























Os tufões e os furacões se de­senvolvem entre as latitudes 5° e 20°, ao norte e ao sul do equador, onde a temperatura do oceano tropical é de cerca de 27 ou mais graus Celsius (áreas em rosa). Geralmente se movem para oeste e depois fa­zem uma curva, desviando-se do equador: para o norte, no hemisfério norte e para o sul, no sul. Esse fenõmeno é três vezes mais comum no hemisfé­rio norte do que no sul.





Veja o vídeo de um tornado em Santa Catarina, em 2008:

Vídeo tornado



Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!


Encontrou o que procurava? O blog lhe foi útil? Então, curta o Yesachei no Facebook!

8 comentários :

Postar um comentário

Atenção!

Faça seu comentário, mas sempre com responsabilidade, caso contrário, ele não será publicado!

Não serão aceitos comentários que denigram pessoas, raças, religião, marcas e empresas.

Sua opinião é importantíssima para o crescimento do blog. Portanto, comente, o blog agradece!

2leep.com