Distúrbio de aprendizagem



Refere-se a um grupo heterogêneo de distúrbio que se manifestam por dificuldades significativas na aquisição e no emprego das capacidades para ouvir, falar, ler, escrever, raciocinar ou em habilidades matemáticas. Esses distúrbios são, intrínsecos do indivíduo e se deve a disfunção do Sistema Nervoso Central.
Inclui as crianças que apresentam um baixo rendimento na aprendizagem acadêmica, porem estas dificuldades relacionam-se a uma alteração neurológica de estruturas cerebrais. Apresentam capacidade matara adequada, inteligência na media ou acima, audição e visão normais assim como ajustamento emocional (Myklebust).

Dislexia

"É um distúrbio que interfere na integração significativa de símbolo lingüísticas e perceptivos e tem sua origem na disfunção ou imaturidade, neuropsicológica. Em crianças de idade pré escolar, de inteligência normal, o distúrbio comumente aparece como imaturidade grosseira das habilidades psicolingüísticas, e de prontidão para a leitura. Em crianças de inteligência normal em idade escolar, uma defasagem de dois ou mais anos, associada a habilidade lingüística-perceptivas, freqüentemente são os sinais de uma condição disléxica" (VALETT. 1990)

Alguns erros são significativos para o quadro de dislexia, embora, deve­sse levar em consideração o contexto em que eles são inseridos. Dependendo da situação de aprendizagem, podem não significar dislexia, mas sim, erros de fases de aquisição da leitura.

A dificuldade de decodificação das palavras obrigam o disléxico a fazer uma leitura hiperanalítica e decifratória, direcionando seus esforços a tarefas de decifrar o material. A velocidade e a compreensão necessária para a leitura normal ficam diminuídas.

As características mais marcantes são:

Confusão entre letras, silabas ou palavras que apresentam diferença muito pequena na grafia: a/o, c/o, e/c, f/t, h/n, i/j, m/n, u/v, etc.

Confusão entre letras, silabas ou palavras que apresentam uma grafia muito parecida, mas com diferente orientação espacial: b/d, b/p, b/q, d/q, n/u, w/m, a/e,etc.

Confusão entre letras que possuem um ponto de articulação comum, e cujos sons são semelhantes: d/t, j/x, c/g, m/b, b/p, v/f, etc.

Inversões parciais ou totais de silabas ou palavras: me/em, sol/los, som/mos, sal/las, pal/pla, etc.

Substituição de palavras por outras de estrutura similar: soltou/salvou, etc.

Adição ou subtração de sons, silabas, ou palavras: famoso/fama,etc.

Repetições de silabas, palavras ou frase.

Perde a orientação de linhas ao pular de linha para outra.

Excessivas fixações de olho na linha.

Soletração defeituosa: reconhece as letras de forma isolada sem poder organizá-las como um todo, ou   então lê a palavra sílaba por silaba, ou ainda lê o texto palavra por palavra.

Problemas de compreensão.

Leitura e escrita em espelho.

Disgrafia: É uma deficiência na qualidade do traçado gráfico. Os sujeitos disgráficos apresentam uma escrita ilegível e/ou demasiadamente lenta (AJURIAGUERRA& MARCELLI, 1991).

As características da disgrafia pode ser agrupadas em três grupos:

Má organização da página: erros que são intimamente ligados à orientação espacial. Caracteriza-se pela dificuldade em organizar adequadamente sua escrita na folha: margens mal feitas ou inexistente, espaços entre as palavras e entre linhas irregulares e, a escrita pode ser ascendente ou descendente.

Má organização das letras: caracteriza-se pela incapacidade da criança em submeter-se às regras caligráficas. O traçado é de qualidade muito ruim as hastes das letras são deformadas, os anéis irregulares, as letras são retocadas, irregulares em suas dimensões.

Erros de formas e proporções: refere-se ao tamanho das letras e a sua distribuição no papel, podendo ser uma escrita comprimida ou expandida.

Disortografia: A disortografia é a dificuldade na escrita que se caracteriza pelas trocas, omissão de letras, confusão na concordância de gênero, de número erros sintáticos grosseiros e uso incorreto da pontuação. É o uso incorreto do símbolo gráfico para representar a linguagem falada. (AJURIGUERRA & MARCELLI, 1991, MORAIS, 1992).

Três critérios devem ser respeitados no quadro de disortografia:

O nível de escolaridade: a ocorrência de erros ortográficos é esperada dependendo da série em que se encontra.

A freqüência dos erros: as palavras menos freqüentes no vocabulário da criança tendem a apresentar maior freqüência de erros, isto é, o erro tende a aumentar em relação às palavras de menos uso.

O tipo de erro apresentado: análise do tipo de erro, pois um determinadc erro pode ter um valor maior e merecer mais atenção do que o outro.

Discalculia: É o insucesso na aprendizagem da matemática. Pode havel muitos tipos de desordens como: deficiência na identificação dos símbolm visuais, calculo, concepção de idéias, e aspectos verbais e não verbais.

As desordens ocorridas na DISCALCULIA caracteriza-se por:

- Dificuldade no pensamento operatório: deficiência de estruturas mentais.

- Dificuldades espaço-temporais.

- Dificuldades de figura/fundo.

- Dificuldade lingüísticas: dificuldade de captação da estrutura do problema pela dificuldade de compreensão da leitura do enunciado.

- Estranhas associações "absurdas" ou "raras" devido a falta de atenção ou desinibição perceptiva.

- Dificuldade por sobrecarga, diante de operações excessivamente extensas onde começam a aparecer falhas na evocação das regras de matemática, como a tabuada.

- Dificuldade mnêmicas: dificuldade de memorizar as regras matemáticas.
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